Instagram
Facebook
YouTube

Caminhada Cultural e Dia Internacional da Mulher Negra marcam o domingo em Alagoinhas


27 de julho de 2015, 13:00

Ás 9h, deste domingo, 26, a 1ª Caminhada Cultural e Cívica de Alagoinhas, após abertura solene e apresentação da quadrilha junina do Barreiro, começou a visitar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Partindo da Casa do Boi Encantado, antigo Matadouro, seguiram para a primeira parada na Estação São Francisco onde funciona a Fundação Iraci Gama (FIGAM).

Foto: Helane Aragão / SECOM

Foto: Helane Aragão / SECOM

Segundo Litho Silva conselheiro municipal de cultura, pela contribuição e luta na conservação histórica de Alagoinhas, a homenagem não poderia começar em outro lugar. “A professora Iraci Gama faz parte da construção de um acervo memorável e merece esse reconhecimento”, disse o artista plástico. Após a leitura da bula, que contou um pouco sobre a memória do prédio, seu funcionamento e o nascimento da FIGAM, e de poemas temáticos, os presentes caminharam até o Rio Catu, para um abraço simbólico às águas e de lá para o prédio da Prefeitura ao som da Banda Os Turunas. A Caminhada foi encerrada na Igreja Inacabada, em Alagoinhas Velha, após percorrer outros pontos históricos.

Foto: Amilton André / SECOM

Foto: Amilton André / SECOM

O prefeito Paulo Cezar recebeu obras de arte em reconhecimento pelo apoio às manifestações artísticas e culturais que acontecem pela cidade. “É preciso manter nossas tradições culturais, pois são elas que contam a história do nosso povo”, disse. Também marcaram presença, os secretários de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Roberto Costa, Assistência Social (SEMAS) Márcio Gomes, Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes, Governo (SEGOV) João Rabelo e relações Institucionais (SECRI) Vilno Araújo.

domingo cultural3

Homenagem às mulheres negras

O domingo também foi marcado pela 1ª Homenagem às Mulheres de Comunidade Tradicionais do município no Clube Boca de Caranguejo. A intenção do evento foi de estreitar os laços entre os Povos de Comunidade Tradicionais de Matrizes Africanas de Alagoinhas. Uma feijoada promovida pela Autrmaa, comemorou o Dia Internacional da Mulher Negra Latina-americana e Caribenha celebrado internacionalmente, desde 1992, no dia 25, sábado.

domingo cultural4

Uma Roda de Samba animou os participantes. Também apoiaram os eventos as secretarias de Comunicação (SECOM), Serviços Públicos (SESEP), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e Educação (SEDUC).

domingo cultural5

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo