Ás 9h, deste domingo, 26, a 1ª Caminhada Cultural e Cívica de Alagoinhas, após abertura solene e apresentação da quadrilha junina do Barreiro, começou a visitar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Partindo da Casa do Boi Encantado, antigo Matadouro, seguiram para a primeira parada na Estação São Francisco onde funciona a Fundação Iraci Gama (FIGAM).

Foto: Helane Aragão / SECOM
Segundo Litho Silva conselheiro municipal de cultura, pela contribuição e luta na conservação histórica de Alagoinhas, a homenagem não poderia começar em outro lugar. “A professora Iraci Gama faz parte da construção de um acervo memorável e merece esse reconhecimento”, disse o artista plástico. Após a leitura da bula, que contou um pouco sobre a memória do prédio, seu funcionamento e o nascimento da FIGAM, e de poemas temáticos, os presentes caminharam até o Rio Catu, para um abraço simbólico às águas e de lá para o prédio da Prefeitura ao som da Banda Os Turunas. A Caminhada foi encerrada na Igreja Inacabada, em Alagoinhas Velha, após percorrer outros pontos históricos.

Foto: Amilton André / SECOM
O prefeito Paulo Cezar recebeu obras de arte em reconhecimento pelo apoio às manifestações artísticas e culturais que acontecem pela cidade. “É preciso manter nossas tradições culturais, pois são elas que contam a história do nosso povo”, disse. Também marcaram presença, os secretários de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Roberto Costa, Assistência Social (SEMAS) Márcio Gomes, Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes, Governo (SEGOV) João Rabelo e relações Institucionais (SECRI) Vilno Araújo.
Homenagem às mulheres negras
O domingo também foi marcado pela 1ª Homenagem às Mulheres de Comunidade Tradicionais do município no Clube Boca de Caranguejo. A intenção do evento foi de estreitar os laços entre os Povos de Comunidade Tradicionais de Matrizes Africanas de Alagoinhas. Uma feijoada promovida pela Autrmaa, comemorou o Dia Internacional da Mulher Negra Latina-americana e Caribenha celebrado internacionalmente, desde 1992, no dia 25, sábado.
Uma Roda de Samba animou os participantes. Também apoiaram os eventos as secretarias de Comunicação (SECOM), Serviços Públicos (SESEP), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e Educação (SEDUC).
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM