Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho

3 de junho de 2020, 13:54

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, (SESAU), informa que o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 30 de junho (o prazo venceria no dia 5). A extensão do prazo é válida para que as cidades que ainda não atingiram a meta de vacinar ao menos 90% de todos os grupos prioritários, alcancem esse propósito.

Além disso, a prorrogação é mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases, que ainda não se imunizaram, possam procurar de forma organizada os locais de vacinação. De acordo com a SESAU, embora a vacina não seja eficaz contra a COVID-19, a imunização contribui para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos-alvo definidos, em especial frente a situação que o país enfrenta com a pandemia de coronavírus.

Seguindo o resto do país, em Alagoinhas, mesmo com todos os esforços para o alcance das coberturas adequadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, dados da Vigilância em Saúde (VISAU) demonstram que a meta de cobertura vacinal (90%) foi ultrapassada para os grupos das pessoas com 60 anos ou mais de idade (101%%) e trabalhadores da saúde (99%), mas que a meta ainda não foi alcançada para os grupos prioritários convocados na segunda e terceira fase desta Campanha.

Para quais públicos a vacinação está aberta?

Professores (escolas pública e privadas)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Gestantes;
– Puérperas;
– Adultos de 55 a 59 anos;
– Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais (mediante apresentação de relatório médico);
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade;
– Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– Trabalhadores das forças de segurança e salvamento;
– Caminhoneiros;
– Idosos;
– Profissionais de saúde.

Confira os pontos de vacinação:
?Drive Thru – Estação de Transbordo – Das 8h às 12h

ZONA URBANA – Das 8h às 16h
?USF Nova Esperança
?USF Praça Kennedy
?USF Nossa Senhora de Fatima
?USF Flávio Cavalcante
?USF Lírio dos Vales
?USF Urbis 3
?USF São José Operário
?USF Santo Antônio
?USF Zona rural (atrás do Santíssimo)

ZONA RURAL – Das 8h às 15h
?USF Riacho da Guia
?USF Sauípe/ Disai
?USF Estevão
?USF Portões
?USF Boa união
?USF Miguel Velho

Para reforçar a imunização, além das unidades de saúde do município e o drive thru, pontos volantes estruturados para atendimento também estão sendo montados nas associações de bairros. Nesta quinta-feira (04), as equipes estarão na Associação de Moradores da Urbis do Petrolar e, na sexta-feira (05) será a vez do Residencial Urupiara.