Instagram
Facebook
YouTube

Casa de acolhimento e Centro POP serão construídos na Avenida Dantas Bião


17 de julho de 2015, 15:00

Segundo orientações do Ministério do Desenvolvimento Social, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é uma unidade pública, para o atendimento especializado à população adulta em situação de rua e deve ofertar serviços especializados para esse público em questão. A unidade deve será um espaço de convívio grupal, social e desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.

Na manhã desta sexta-feira, 17, o secretário de Assistência Social (SEMAS) Márcio Gomes, acompanhado da técnica Ana Carla Filgueiras vistoriaram as instalações do antigo CAPS Alagoinhas, na Avenida Dantas Bião, para realizar levantamento fotográfico e o relatório que será enviado para o MDS, parceiro do programa. Segundo o secretário, a equipe está a todo vapor para que a Casa de Acolhimento e o Centro Pop que serão implantados no local estejam em funcionamento ainda este ano.

“Na casa de acolhimento, as pessoas em situação de rua terão um espaço para higiene, se vestir, comer e dormir em segurança. Também poderão vivenciar um ambiente saudável, longe de substâncias psicoativas. Daqui eles serão orientados a procurar o Centro Pop para triagem, onde uma assistente social o encaminhará para um psicólogo”, segundo o secretário da Semas todas as etapas tem o propósito de individualizar a situação de cada indivíduo para realizar um atendimento diferenciado”, disse Márcio Gomes.

centro pop2

Além disso, a triagem possibilitará o retorno daqueles em situação de rua que não são naturais do município, para as cidades de origem. A Casa de acolhimento poderá receber até 80 pessoas, simultaneamente, aos cuidados de dois assistentes sociais, dois psicólogos, um coordenador e quatro agentes responsáveis pela busca das pessoas nas ruas. O programa tem o objetivo de tirar os cidadãos desse contexto de vulnerabilidade, promovendo reabilitação e reintegração à sociedade.

O Centro Pop oferecerá serviços de acesso às políticas, programas, e benefícios sociais e resgate e fortalecimento das relações familiares do indivíduo. As instalações serão estruturadas com: recepção e acolhida inicial, sala para atividades referentes à coordenação, reunião de equipe e atividades administrativas, sala de atendimento individualizado, familiar ou em pequenos grupos, Salas e outros espaços para atividades coletivas com os usuários, área para socialização e convívio, copa/cozinha, banheiros masculinos e femininos com adaptação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, refeitório, lavanderia, guarda de pertences, com armários individualizados e espaço para realização de higiene pessoal (banheiros individualizados com chuveiros).

Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo