Instagram
Facebook
YouTube

Casamento social supera primeira edição em diversidade e público


10 de novembro de 2015, 11:00

“É de livre e espontânea vontade?” perguntara a juíza de paz Tayara Muller. 172 “sim” foram dados em resposta na segunda edição do Casamento Social que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 09, no Áster Hotel em Alagoinhas, para mais de 600 pessoas.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

O sentimento antes da cerimônia, dos 86 casais presentes, principalmente das noivas, era de muito nervosismo, como declarou Aline da Paixão.”Muita correria o dia todo”. Para o noivo, Joseildo Carvalho de Barros, já foi mais fácil. “Para homem é mais rápido, mas estou um pouco tenso. Um pouco nervoso”, disse. No fim, deu tudo certo e o casal junto há sete anos assinou os documentos que oficializavam a união com os demais nubentes. “Agora é oficial”, declarou o então marido de Aline.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Para o prefeito Paulo Cezar, muito emocionado, o momento foi de aplausos e de comemoração. “Quero cumprimentar os pais, as mães e as famílias daqueles que quiseram estar aqui para assumir e concretizar o desejo de se casar. Esse programa social é valioso para nós. Assegurar a igualdade e os direitos do cidadão. É para isso que trabalhamos nesta gestão”, pontou o chefe do executivo.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

O sonho. Para as noivas e noivos presentes a iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em parceria com os 1º e 2º Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais foi a realização de um desejo antigo. Por parte delas, se vestir de branco, viver o sonho de princesa por um dia, ter ao lado o companheiro de uma vida e ser o centro das atenções.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Por parte deles, tanta emoção quanto, revertidas, por alguns, em lágrimas. “Ela é a mulher da minha vida há 30 anos. O único sentimento aqui hoje é de muita alegria”, disparou emocionado Fernando Santos, deficiente visual e esposo de Maria José. Quando questionado como ele a imaginava, ele não hesitou. “Ela deve estar radiante. Linda, como sempre foi”.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

A secretária Tatiana Andrade, também madrinha do evento, acredita que o sucesso do projeto é propiciar àqueles que não tem condições a possibilidade do enlace matrimonial com todas as pompas.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

“Elas, e eles, se vestem para vir até aqui declarar o amor. E nós temos o maior prazer e carinho em deixar este dia o mais bonito possível. Muita felicidade e muita emoção por vivenciar, acompanhar e poder comemorar, com dignidade, junto com estes casais e familiares o dia de hoje”, afirmou.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

As novidades do Casamento Social foram a participação de noivos dos distritos de Riacho da Guia e Boa União e a oficialização do casamento homoafetivo entre Cláudio Nascimento Silva e Douglas de Aragão Barbosa. “A sensação é muito incrível. Desejo que outras pessoas possam realizar esse sonho. Espero que outros casais, como nós, também consigam se casar”, disse Cláudio, mais conhecida como Claudinha.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

De acordo com Valdisia Calazans, oficial do Cartório do 1º Ofício de Registro Civil ainda é muito pouca a quantidade de registros de casamentos homoafetivos, apesar do grande número de uniões estáveis para pessoas do mesmo sexo em Alagoinhas.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

A expectativa dos colaboradores e convidados participantes é que uma nova edição em 2016 com ainda mais casais aconteça. Comporam a mesa o prefeito Paulo Cezar Simões, a secretária da SEMAS Tatiana Andrade, a subsecretária Selma de Jesus, a juíza de paz Tayara Muller, os secretários de Governo João Rabelo e de Infraestrtutura e Planejamento Urbano Sônia Fontes, o diretor de inclusão da SEMAS Rogério Matos, Valdisia Calazans, oficial do Cartório do 1º Ofício de Registro Civil, Marilene Fonseca oficial do Cartório de Boa União e Helen Lirio de Oliveira, oficial do Cartório do 2º Registro Civil de Pessoas Naturais

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo