Para esta edição do Alafolia 2016, carnaval fora de época de Alagoinhas, que acontece neste final de semana, 20 a 22 de maio, a Polícia Militar (PM-BA) está montando um esquema de policiamento com 2.100 homens que vão circular em todo o trajeto, durante os três dias de festa. Também fará parte do esquema de segurança, 16 postos elevados de observação, abordagens a veículos em pontos estratégicos da cidade e barreiras nos acessos da festa com detectores de metais. Nesta segunda, 16, 300 homens do 4º Batalhão de Polícia participaram de treinamento, onde receberam instruções sobre a dinâmica do evento.
O esquema de segurança vai contar ainda com a participação da Polícia Civil, com 50 servidores entre eles delegados, policiais, investigadores e escrivães. Serão instalados três Postos de Policiamento para o auxílio dos trabalhos um Salão Verde da Prefeitura – Central de Flagrantes; na Praça Graciliano de Freitas com o ônibus móvel e o ponto atendimento no Colégio Estadual de Alagoinhas – CEA, além da participação de bombeiros do 2º Segundo Subgrupamento de Bombeiros Militar, que atuarão com 56 homens diariamente.
Os mesmos vão contar com o apoio de uma viatura de combate a incêndio, que ficará fixada no circuito especificamente para atender as demandas da micareta e pessoal do setor de atividades técnicas voltados para a vistoria das estruturas da festa como: palcos, trios, camarotes e pessoal no Atendimento Pré-hospitalar, junto à Secretaria de Saúde (SESAU). A guarda Municipal e a segurança privada reforçarão o trabalho das polícias.