Com a proximidade do período mais chuvoso do ano – o ciclo conhecido como “chuvas de verão”, entre a primavera e o início da estação –, a Prefeitura de Alagoinhas já está se preparando para reduzir os danos causados por alagamentos e enchentes de rios.
As ações de limpeza e desassoreamento fazem parte do eixo de drenagem e prevenção de inundações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). O trabalho visa a garantir o escoamento adequado das águas e está sendo realizado nos rios Catu e no bairro Pedro Braga, além de lagoas de captação.
O serviço de limpeza e desobstrução do rio Catu foi realizado na altura de todo o bairro 2 de Julho até a primeira manilha que dá acesso subterrâneo ao centro da cidade. A limpeza do leito também foi feita no rio que margeia o bairro Pedro Braga e a Avenida da Leste.
As equipes também atuarão no desassoreamento da Lagoa da Feiticeira, localizada entre a Rua do Catu e o bairro Teresópolis, na avenida Manoel Vitorino, e na Lagoa de Captação, na Baixa da Santinha.
O secretário de Manutenção, Cláudio Espinheira, destacou que a prevenção e a preservação dos rios são as estratégias principais para mitigar os danos de emergências climáticas.
“O serviço foi executado com uma escavadeira hidráulica e contribui para o melhor fluxo das águas, evitando alagamentos. Também tem um papel crucial na diminuição de insetos causadores de doenças, uma vez que estão sendo retiradas a vegetação e bancadas de areia em todo o leito do rio, evitando que as águas fiquem paradas”, concluiu o secretário.
Foto: Roberto Fonseca / Secom / Alagoinhas