Com apoio da Prefeitura, festa de Nossa Senhora da Guia mantém tradição e atrai grande público neste final de semana | PREFEITURA DE ALAGOINHAS

Com apoio da Prefeitura, festa de Nossa Senhora da Guia mantém tradição e atrai grande público neste final de semana


9 de fevereiro de 2020, 17:54

Uma das tradições mais antigas e preservadas da região, a Festa de  Nossa Senhora da Guia, teve início nesta sexta-feira(07) e atraiu uma verdadeira multidão para a programação religiosa e musical no Distrito do Riacho da Guia. Organizada pela própria paróquia, a festa conta o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), que forneceu toda a estrutura física, segurança e atrações musicais. A iniciativa conta também com a coordenação do vereador Noberto Alves (Bebé), nascido em Conceição, um dos povoados do distrito.

A festividade religiosa, que segue até o dia 16 de fevereiro e será encerrada com procissão e benção do Santíssimo Sacramento, celebra Nossa Senhora da Guia, santa associada à simbologia da estrela que guiou os reis magos à manjedoura do Menino Jesus.

Durante todos os dias, o evento conta com barraquinhas de comida e apresentações de corais dos povoados. Para a vice prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci Gama, as celebrações à Nossa Senhora da Guia têm muitos significados para a comunidade.“Além do caráter religioso, a realização do evento dá continuidade a uma tradição cultural e fortalece os laços entre os moradores, que se envolvem na preparação de todos os detalhes. É uma festa lindíssima que também contribui para o fomento da economia desta região”, destacou Iraci Gama.

Com o tema “Nossa Senhora da Guia, Exemplo de Dom e Compromisso”, a programação começou na manhã de sexta-feira, com a realização do Santo Terço, seguido de carreata para o povoado de Baixa Grande, procissão até Riacho da Guia e missa de abertura.

Além da festividade religiosa, os shows musicais também foram motivos de alegria para moradores. Com a praça lotada, durante esta edição do evento, se apresentaram no primeiro dia de festa, Tarcio Gabriel, Vanoli Cigano, Café Pitta e Manbolada. Na noite de sábado, o distrito também ficou pequeno para receber tanta gente que foi curtir os shows de Rafa Show, Álvaro Lima, Turma do Bid e Devinho Novaes.

“É sempre uma satisfação realizar a Festa de Nossa Senhora da Guia. As pessoas que aqui estiveram com as suas famílias, certamente voltarão no ano que vem para viverem momentos bons, rezar em família, celebrar a vida em um espaço preparado com muito carinho e dedicação. Mais uma vez a festa foi um sucesso”, disse o prefeito Joaquim Neto, que todos os anos, marca presença nos festejos religiosos do distrito.

Confira mais momentos da festa: Créditos: Roberto Fonseca /SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.