Com apoio da Prefeitura Municipal, Integração AABB Comunidade realiza Desfile da Primavera em Alagoinhas

27 de setembro de 2018, 20:18

Os estudantes, professores e colaboradores do programa AABB Comunidade transformaram ideias das atividades do turno vespertino em iniciativa, e as modalidades de dança, música, coral, artes cênicas e capoeira se tornaram alas de um desfile para comemorar a chegada da Primavera.

É que, inspirados na apresentação desenvolvida para a participação na data cívica do 7 de setembro e mobilizados com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SEDUC), os jovens se concentraram em pelotões à frente da AABB Comunidade e desceram a Avenida Paulo Afonso, chamando a atenção da população para as atividades desenvolvidas pelo programa de integração junto a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade.

De grupo cênico com personagens consagrados de Monteiro Lobato a ala de dança, fanfarra e representantes de modalidades esportivas, o Desfile da Primavera da AABB Comunidade contou com o envolvimento de 80 jovens na manhã desta quinta-feira (27).

“A gente fez a coreografia para o 7 de setembro e a professora ficou um mês ensaiando com a gente. Ela passou vários exercícios e agora temos o Desfile da Primavera. Vamos arrasar hoje!”, disse Heloisa Pimentel, de 11 anos, antes da saída da AABB Comunidade.

O percurso seguiu da Avenida Paulo Afonso para a Conselheiro Dantas, e os grupos fizeram uma breve apresentação em frente ao Colégio Aquarela, de onde seguiram para o Miguel Fontes e retornaram à sede da AABB.

Para Eliane Chagas Vilaflor Peixoto, coordenadora do programa, a iniciativa não contribui apenas para a integração entre os alunos, mas para transmitir mensagens sobre conscientização, aprendizado, sustentabilidade e preservação ambiental, evidenciando o potencial das atividades educativas na transformação social. “A intenção, primeiramente, é contribuir para que as pessoas vejam o programa como uma ação efetiva e eficaz na comunidade em que atuamos. É também uma forma de homenagear a comunidade com a chegada da nova estação e de mostrar que as artes plásticas, a música, a dança, o esporte e o canto são fundamentais enquanto complementos de ensino”, pontuou.

O secretário municipal de educação, Fabrício Faro, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela AABB Comunidade junto aos alunos de escolas públicas e ressaltou que esse tipo de ação contribui para a inclusão, para a permanência e também para o desenvolvimento das crianças assistidas.

“Para mim, é um prazer prestigiar e ver esse desfile aqui hoje. Acho fundamental que a comunidade conheça mais sobre o trabalho que tem sido desenvolvido junto com a SEDUC e a AABB. É um projeto que completou 20 anos e é a primeira vez que organizamos um Desfile da Primavera. Então a gente nota como as atividades de contraturno são importantes para o desenvolvimento desses jovens, e a forma como isso potencializa a criatividade deles para trazer novas ideias e realizações ao município”, afirmou o gestor da pasta.

A AABB Comunidade informou que o envolvimento dos pais, dos educandos, dos educadores e do poder público são essenciais para que o programa atenda efetivamente ao objetivo de ensino.

A Integração está presente em cerca de 300 municípios e, em Alagoinhas, assiste atualmente a 120 crianças em situação de vulnerabilidade social da rede pública, promovendo atividades lúdicas em 8 modalidades: artes cênicas, artes plásticas, dança, práticas musicais, capoeira, canto e coral, futebol de campo e futsal, sempre no contraturno.

Para o Desfile da Primavera, a AABB contou com apoio, além da SEDUC, também da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que atuou durante o percurso realizado para garantir a segurança dos envolvidos e também a trafegabilidade no trajeto percorrido.

A previsão é de que novas iniciativas sejam realizadas ainda este ano em parcerias entre o poder público e o programa de integração. A SEDUC reafirmou o apoio às ações da AABB Comunidade e destacou que as atividades desenvolvidas devem continuar contando com a Administração Pública Municipal.

Confira o álbum de fotos:
SEDUC - Desfile da Primavera - AABB