Com lançamento do programa Criança Feliz cerca de 400 famílias serão beneficiadas

31 de março de 2018, 09:43

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Alagoinhas lançou esta semana na Câmara de Vereadores o programa Criança Feliz. Este projeto é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Instituído em outubro de 2016, tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças logo na primeira infância, articulando ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos.

Com a oficialização de adesão ao Criança Feliz, por meio das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), cerca de 400 famílias serão beneficiadas com a garantia do apoio socioassistencial para crianças de até seis anos de idade. Para poder desenvolver as ações necessárias o município receberá mensalmente R$ 26 mil reais.

Gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família, assim como crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar, têm direito à visitação do Criança Feliz. Inclusive uma equipe especializada da SEMAS foi capacitada para atuar no projeto, “A intenção é fortalecer os vínculos familiares, garantir o pleno desenvolvimento do bebê e da criança, promover saúde e educação adequada e oferecer os encaminhamentos necessários para casos de violações de direitos”, diz o secretário Alfredo Menezes.

Foto: Divulgação

O programa será aplicado pela prefeitura de maneira intersetorial, com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). A equipe de trabalho é composta por oito visitadores e uma supervisora, os profissionais realizarão visitas às famílias intermediadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).