Instagram
Facebook
YouTube

Com maioria masculina na plateia, SEDEA promove palestra sobre câncer de colo do útero


17 de outubro de 2017, 10:04

 

Com auditório lotado, e maioria masculina na platéia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) promoveu nesta terça-feira (17), uma palestra sobre os cuidados e prevenção do câncer de colo do útero. O bate papo ministrado pelo professor da Faculdade Santo Antônio Caique Jordany e o enfermeiro Kaique Araújo, abordou tópicos preventivos, formas de tratamento e dicas de acompanhamento.

Apesar do câncer de colo do útero ser um tema que afeta diretamente a mulher, mais da metade da plateia foi formada por homens, isso motivou os palestrantes a conversarem com o público sobre a importância do suporte a portadoras da condição de saúde. “Ficamos surpresos por encontrar aqui um público majoritariamente masculino, por isso além das questões de prevenção e tratamento que já fazem parte da palestra, reforçamos a questão de acompanhamento e apoio por parte da família, já que muitos deles revelaram ser casados ou terem filhas”, explicou.

Para a profissional autônoma, Joana Costa, que já teve uma portadora de câncer de colo do útero, na família, a palestra é foi uma importante oportunidade de adquirir novos conhecimentos para se prevenir e levar a prevenção à pessoas próximas. “Eu vejo como uma chance muito boa de conhecer melhor essa doença e entender o que posso fazer para me prevenir, uma prima teve câncer mas conseguiu se curar, hoje a gente sabe o quanto a precaução é importante, e foi como o professor falou, o problema passa a ser solucionado quando o tema é abordado”, disse.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais recorrente nas mulheres no Brasil e afeta principalmente pessoas com idade superior a cinquenta anos.

Fotos: Roberto Fonseca/SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo