A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou, no último final de semana, um mutirão de cirurgias de varizes, ampliando o acesso da população a procedimentos eletivos e contribuindo para reduzir a fila de espera no município. Ao todo, foram realizadas 153 cirurgias no sábado e 150 no domingo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antônio Virgínio, a ação integra um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento da assistência à saúde. “O mutirão de varizes é fundamental, pois trata uma patologia que pode trazer consequências graves quando não acompanhada, além de ajudar a reduzir filas e ampliar o acesso aos procedimentos”, destacou.
A coordenadora do Centro de Cirurgias Eletivas, Marluce Lima, explica que todo o processo foi organizado para garantir conforto e segurança aos pacientes. “O fluxo foi planejado em horários distintos para evitar aglomeração, e a maioria dos pacientes já estava em acompanhamento pela rede municipal”, afirmou.
Entre os beneficiados, Wanuzia de Matos elogiou o atendimento recebido. “É a terceira vez que faço e o atendimento foi maravilhoso, tudo bem organizado desde o posto de saúde até aqui”, relatou.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os pacientes que necessitarem de uma segunda etapa do procedimento serão atendidos nos dias 08 e 09 de janeiro, garantindo a continuidade do tratamento e o cuidado integral aos usuários do SUS no município.
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas





