Com novo perfil de atendimento, UPA de Santa Terezinha realizou mais de 400 atendimentos ambulatoriais no mês de Setembro | Prefeitura de Alagoinhas

Com novo perfil de atendimento, UPA de Santa Terezinha realizou mais de 400 atendimentos ambulatoriais no mês de Setembro


7 de outubro de 2021, 17:10

 

Com o cenário epidemiológico estável, no que se diz respeito a pandemia, no mês de setembro, a UPA Alagoinhas passou por mudança de finalidade, funcionando temporariamente como Gripário e Centro de Reabilitação Pós-Covid.

O horário de funcionamento da Unidade é das 07:30 às 12h e das 13 às 16:30h, e conta com serviço de Raio X, atendimento de médicos clínico e pneumologista, atendimentos de fisioterapeutas, realização de testagem para COVID-19 através de coletas de Rt-Pcr e Antígeno, atendimento e assistência em enfermagem.

No último mês, foram realizados 416 atendimentos ambulatoriais, incluindo coletas de Rt-Pcr e Antígeno. Destes, 386 foram atendimentos médicos e de enfermagem, 30 atendimentos de fisioterapia e 128 exames, de Rt-Pcr + Antígeno.

Nesta unidade, o funcionamento dos serviços tem fluxos de acessos diferentes: pela primeira entrada, funciona a Unidade Gripária – um centro de atendimento a pessoas com sintomas gripais.
No acesso lateral, em frente ao CRAS, funciona o Centro de Reabilitação Pós-Covid, onde pacientes com sequelas da doença podem encontrar os cuidados atendimentos necessários.

*Pós-Covid*
Diante da redução significativa do número de casos de pacientes positivos para Covid-19, houve a necessidade de adequar o perfil de atendimentos da UPA ao perfil dos pacientes que buscavam atendimentos no serviço. Desta forma a unidade passou a atender tanto pacientes com síndromes gripais quanto aquelas pessoas que tiveram a doença e precisam de reabilitação.

Depois da avaliação pós COVID por parte da equipe multidisciplinar o paciente que tem necessidade de reabilitação específica para uma recuperação satisfatória, é direcionado para um plano de recuperação compatível com a necessidade individual de cada paciente. Dentre os tratamentos, a unidade de Santa Terezinha oferece fisioterapia respiratória e motora.

A SESAU segue atenta ao cenário epidemiológico da COVID-19 no município e reforça que a participação da população é fundamental e devem continuar seguindo as medidas de prevenção e controle.

Juntos, temos mais força para combater a pandemia!

 

 

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: Secretaria de Saúde de Alagoinhas

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.