Combate ao coronavírus: confira as medidas de enfrentamento à COVID-19 adotadas junto às instituições de longa permanência durante a pandemia

5 de junho de 2020, 18:29

Com foco em fortalecer as ações preventivas e em minimizar os impactos causados pela expansão mundial do coronavírus, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas, que foram intensificadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), principalmente junto aos grupos de pessoas mais vulneráveis, durante a pandemia.

Desde março, o poder público municipal vem implementando e instituindo determinações para o controle, a prevenção e a contenção de riscos, diante da emergência de saúde pública, com suspensão de eventos e restrições para funcionamento de estabelecimentos e visitas nos lares de idosos. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizam também, desde a constatação dos primeiros casos da COVID-19, no município, a limpeza especial e higienização, com ações contínuas de desinfecção nas instituições de longa permanência para idosos, e também em proximidades de unidades de saúde, hospitais, nas praças e vias públicas.

Equipes realizaram a higienização em vias públicas e lares de longa permanência no dia 1° de abril, como medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia. (Foto: Roberto Fonseca)

Profissionais realizaram ainda inspeções sanitárias, em conformidade à Nota Técnica n° 05/2020 da Anvisa, em lares de idosos do município, e a vacinação contra a gripe, antecipada, foi feita in loco nessas instituições, contemplando em totalidade tanto os moradores quanto funcionários e colaboradores dos locais.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) também mobilizou equipes, que realizaram, no último mês, inspeções sanitárias de caráter educativo em todas as instituições de longa permanência de Alagoinhas, com orientações sobre as medidas preventivas à COVID-19 e recomendações para o uso de equipamentos de proteção individual, e uma reunião via web, no dia 7 de maio, entre técnicos da Atenção Básica do município e do estado da Bahia com representantes e cuidadores dos lares de longa permanência, abordou a prevenção como pauta prioritária diante do enfrentamento à pandemia.

Todas as casas de acolhimento para idosos, em Alagoinhas, receberam álcool, máscaras de tecido, toucas e protetores faciais, no mês de maio. (Foto: Roberto Fonseca)

Reforçando as ações de conscientização e as medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) destinou kits com álcool, protetores faciais, toucas para cuidadores e máscaras de tecido a todos os lares de idosos de Alagoinhas. Os mais de 35 litros de álcool 70%, 35 frascos de álcool em gel, 70 toucas, 98 protetores faciais e 2.585 máscaras foram entregues no mês de maio a essas instituições. Segundo as equipes de saúde, a distribuição dos equipamentos de proteção individual, assim como as inspeções sanitárias, a higienização e as ações conscientização serão contínuas e integram uma série de medidas adotadas com o objetivo principal de contribuir para evitar os riscos de exposição à doença infecciosa viral respiratória.

De acordo com a SESEP, os produtos utilizados nas ações de higienização cumprem os requisitos determinados pela legislação e estão em conformidade com as recomendações da Anvisa.

Nesta sexta-feira (5), a higienização e desinfecção foi novamente realizada nas instituições de longa permanência, incluindo o lar de idosos que registrou casos confirmados da COVID-19. De acordo com as secretarias de saúde e serviços públicos, lares que não registraram casos de coronavírus também contaram com a ação.

Operação de higienização realizada hoje contemplou novamente as instituições de longa permanência para idosos, além de praças e vias públicas. (Foto: Divulgação)

Para acolher e garantir o suporte aos idosos que tiveram o diagnóstico confirmado, a SESAU vai disponibilizar uma unidade que acomodará, com equipe multidisciplinar, esses pacientes, até a sua recuperação. As equipes de saúde salientaram ainda que os 7 lares de longa permanência do município contarão com termômetros infravermelho para a aferição de temperatura – que deverá ser procedimento padrão, na rotina das instituições, como forma de precaução, diante da pandemia.

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que todos os esforços vêm sendo envidados, dentro da esfera de competência do poder público, para interromper a cadeia de transmissão da doença, e informou que as equipes de Vigilância seguem mobilizadas, com o cumprimento em integralidade dos protocolos do Ministério da Saúde no que se refere ao isolamento dos pacientes diagnosticados com coronavírus. Os profissionais realizam o acompanhamento, em tempo real, desses casos, o remanejamento para unidades secundárias (UPA) e terciárias (hospitais), no caso de pacientes sintomáticos, e a investigação epidemiológica. Os idosos e colaboradores de todos os lares de longa permanência de Alagoinhas receberam, nesta sexta-feira, as equipes de saúde para a realização do teste rápido.

Novas ações e estratégias também foram pactuadas com o Ministério Público do Trabalho e com o Conselho Municipal do Idoso para assegurar o cuidado necessário e evitar a disseminação do vírus nessas instituições.

Em Alagoinhas, o poder público municipal tem adotado uma série de medidas para interromper a cadeia de transmissão da COVID-19 e reduzir os impactos provocados pela pandemia. (Foto: Roberto Fonseca)