Instagram
Facebook
YouTube

Começa hoje (10) a campanha de vacinação contra a gripe


10 de abril de 2019, 10:00

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira (10) e, em Alagoinhas, as doses para imunização estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste primeiro momento, apenas o grupo prioritário deve receber a dose. De 10 a 22 de abril, o foco é imunizar crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos (acima de 60 anos).

A partir de 22 de abril, trabalhadores de saúde, puérperas até 45 dias após o parto, indígenas,  e professores (das escolas públicas e privadas) também devem receber a dose da vacina.

A contra-indicação, segundo a Vigilância em Saúde do município, é para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, que não devem receber a dose.

A Vigilância ressaltou que a vacinação contra a Influenza é uma estratégia do Governo Federal que envolve as três esferas gestoras do SUS e informou que, no município, a meta é vacinar pelo menos 90% do grupo prioritário.

Para a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) orienta que seja apresentado o cartão de vacina. No caso de puérperas, as mulheres deverão apresentar também documento que comprove o período do parto e portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais precisam levar a prescrição médica. Professores também precisam apresentar documento de comprovação da atividade.

A mobilização nacional de vacinação contra a gripe está marcada para o dia 4 de maio, quando as ações de imunização serão intensificadas e estendidas aos demais grupos prioritários, atendendo ainda a pessoas portadoras de comorbidades,  jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.  Um ponto fixo estará atendendo a população também na Vigilância em Saúde a partir do dia 4 do próximo mês. A campanha segue até 31 de maio.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo