O trezenario em louvor a Santo Antônio teve inicio nesta segunda-feira, 01, com carreata de abertura da comunidade Parque São Francisco para a Catedral Santo Antônio. Com quase duas semanas de programação as festividades serão encerradas no dia 13, data magna em que se comemora o dia do santo com um dia inteiro de atividades.
A comemoração do santo católico e padroeiro de Alagoinhas antecede as comemorações do São João, São Pedro e Santa Izabel celebrados nos meses de junho e julho e reúne devotos da cidade e de outros municípios, além de personalidades, políticos, lideranças comunitárias e religiosas.
Sobre Santo Antônio
Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa nasceu em Portugal no ano de 1195 e foi educado de acordo com os conceitos cristãos por sua família. Estudou os preceitos de Santo Agostinho em Coimbra, tornando-se frei em 1210.
Em 1220, tornou-se franciscano. Conta a história, que Antônio decidiu ser missionário quando descobriu que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como consequência da tentativa de evangelizar infiéis.
Morreu em 1231 no convento de Santa Clara, ao lado da igreja de São Francisco e foi incluído entre os “Doutores da Igreja” em 1946, pela Igreja Católica. O santo casamenteiro é um dos santos mais lembrados no período junino. É também conhecido por ajudar as pessoas a encontrar coisas perdidas, através de uma reza antiga conhecida como “os responsos”.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM