Comitê Interinstitucional e Comitê Operacional debatem medidas de prevenção e controle do COVID-19 | PREFEITURA DE ALAGOINHAS

Comitê Interinstitucional e Comitê Operacional debatem medidas de prevenção e controle do COVID-19


19 de março de 2020, 23:32

Profissionais do Comitê Interinstitucional de acompanhamento das ações de prevenção e controle do COVID-19, instituído através do decreto n° 5.241/2020, estiveram, nesta quinta-feira (19), com o Comitê Operacional na Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), onde debateram estratégias e medidas de contenção para o enfrentamento à doença infecciosa viral respiratória.

O objetivo foi traçar disposições do plano contingencial, estruturar metas, ações educativas, restrições em áreas de grande circulação de pessoas e definições de fluxogramas dentro da rede de saúde com o foco em evitar pontos de aglomeração no município, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Um conjunto de ações será colocado em prática esta semana, com bloqueios sanitários, protocolos de trabalho, call center de atendimento à população e intervenções para evitar a expansão do COVID-19, e a Secretaria de Saúde comunicou que tem reforçado os procedimentos padronizados para a resposta e as estratégias de atuação frente à ocorrência de eventuais casos suspeitos. Até o momento, nenhum caso confirmado foi registrado no município, segundo a Vigilância, que segue monitorando a situação em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde.

O prefeito Joaquim Neto anunciou a aquisição de equipamentos de monitoramento de temperatura para controle de pessoas que chegam ao município, e informou que técnicos da saúde estarão em acessos da Estação de Transportes Alternativos, rodoviária, Avenida Paulo Afonso, Joseph Wagner, Avenida Ayrton Senna, Avenida do Mangalô e entrada à Rua do Catu, com medidas de controle, cuidado e prevenção ao novo coronavírus.

Embora Alagoinhas não tenha registros de COVID-19, profissionais do Comitê orientam que os cidadãos permaneçam, sempre que possível, dentro de suas residências, evitando a circulação por lugares com aglomeração de pessoas. “O único jeito de não entrarmos em contato com o vírus é ficarmos dentro de casa”, alertou o diretor médico da Maternidade, Dr. Amado Nizarala, que participou da reunião.

Flávia Barbosa, diretora médica do Hospital Regional Dantas Bião, que também esteve na reunião, salientou que não houve, até o momento, resultado positivo para o COVID-19, no hospital, e ressaltou a importância do isolamento social e do cuidado aos grupos de risco. “Idosos, que são um dos grupos de maior risco, fiquem dentro de casa, lavem as mãos”, insistiu, se referindo às medidas preventivas.

O Comitê Institucional informou que intensifica, já nesta sexta-feira (20), as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, e reforçou que segue monitorando a situação, com o cumprimento das definições e protocolos instituídos. Novas recomendações podem ser divulgadas a qualquer momento.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.