Comitê Interinstitucional e Comitê Operacional instituídos pela gestão municipal planejam medidas de prevenção, controle e contenção do novo coronavírus

20 de março de 2020, 10:20

A Prefeitura divulgou, na última quinta-feira (19), a composição dos comitês Institucional e Operacional que devem atuar no acompanhamento das ações de prevenção e controle do novo coronavírus em Alagoinhas. Reunidos, representantes das instâncias deliberativas trataram de medidas temporárias para o enfrentamento e a contenção de riscos no município, como a suspensão, por um prazo de 15 dias prorrogáveis, das atividades em parques infantis, cinemas, academias, clubes sociais e similares.

Os serviços de saúde também funcionam, a partir das determinações, com novo fluxo: atendimentos nas unidades públicas do município, nos casos eletivos e ambulatoriais, serão realizados com restrições, de acordo com portaria que será publicada pela Secretaria Municipal de Saúde e, nos estabelecimentos de saúde privados, os atendimentos deverão ser realizados em horários agendados, limitando o quantitativo de pessoas em espera.

O Comitê Interinstitucional debateu também sobre a situação de cidadãos que tenham regressado, nos últimos 7 dias, ou que venham a regressar de países e municípios brasileiros em que há transmissão comunitária do novo coronavírus. Nesses casos – assim como nas situações em que houver contato direto com pessoas em suspeita ou confirmadas pra COVID-19 –, os cidadãos que não apresentarem os sintomas deverão ficar em isolamento pelo período de quatorze dias, com regime excepcional de trabalho em domicílio. Aqueles que apresentarem sintomas deverão ser afastados, sem prejuízo de remuneração, pelo período mínimo de quatorze dias ou conforme determinação médica.

No âmbito operacional, técnicos iniciam já nesta sexta-feira (20) bloqueios sanitários em pelo menos 7 pontos da cidade, com abordagem de veículos, monitoramento de temperatura para controle das pessoas que chegam à cidade e orientação à população. As equipes atuarão na rodoviária, na Estação de Transportes Alternativos, na Avenida Joseph Wagner, na Ayrton Senna, na entrada da Praça Kennedy, na entrada do Mangalô e no acesso à Rua do Catu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as ações têm como foco a prevenção e a contenção dos riscos de propagação do COVID-19. As determinações foram publicadas em Diário Oficial do município e novas recomendações poderão ser divulgadas a qualquer momento. Até agora, nenhum caso foi registrado em Alagoinhas.