Confira as etapas da campanha de vacinação contra Influenza; imunização de idosos e trabalhadores da saúde continua a partir desta segunda (13)

12 de abril de 2020, 15:13

Seguindo as alterações e orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura dá continuidade, a partir de segunda-feira (13), à campanha de vacinação contra Influenza no município.

Com mais de 75% do grupo prioritário de idosos imunizados, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) avança com a 1ª etapa da campanha e mobiliza equipes para a vacinação in loco de pacientes acamados da área de cobertura de Alagoinhas, ou seja, os profissionais atendem, em domicílio, as pessoas acima de 60 anos que não puderam se deslocar aos pontos volantes para a imunização. O agendamento para vacinação de acamados deverá ser realizado nas próprias unidades de saúde de referência ou através dos agentes comunitários e, no caso dos pacientes de áreas descobertas, o contato pode ser realizado via Vigilância Epidemiológica pelo telefone (75) 99826-8956.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Paralelamente, a SESAU mantém a modalidade de vacinação Drive Thru, das 8h às 12h, na Estação de Transporte Alternativo, para o público-alvo.

A partir de 16 de abril, serão imunizados também profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais, além de funcionários do sistema prisional, da população privada de liberdade e de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, incluídos como grupo prioritário na 2ª fase da campanha de vacinação, de acordo com determinações do programa nacional de imunizações do Ministério da Saúde.

Professores do ensino básico ao superior, das escolas públicas e privadas, passarão a ser vacinados na 3ª etapa da campanha, com início no dia 9 de maio, quando passarão a ser imunizados também crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, povos indígenas e pessoas com deficiência.

A campanha segue até o dia 23 de maio e a previsão é que mais de 41 mil pessoas sejam imunizadas em Alagoinhas. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que depende da reposição contínua dos imunobiológicos para assegurar a imunização. As doses são encaminhadas via Governo Federal e repassadas aos municípios pelos estados.

Confira as etapas da campanha de vacinação contra Influenza: