Confira os benefícios e como vai funcionar o sistema de integração do transporte coletivo em Alagoinhas

20 de janeiro de 2022, 23:39

A partir de segunda-feira (24), começa a operar o Sistema de Integração do Transporte de Alagoinhas, resultado de um estudo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que teve como objetivo traçar estratégias para o diagnóstico e  reestruturação do serviço de Transporte Coletivo da cidade.

A integração tarifária faz parte de um conjunto de medidas que têm sido tomadas pela gestão municipal, para prover uma mobilidade urbana mais eficiente, e atrair e manter os usuários do sistema, a exemplo do inicio da renovação gradativa da frota, melhoria de vias, da sinalização, intensificação da manutenção dos terminais de ônibus e treinamento  dos rodoviários para orientar e atender melhor os usuários.

“Todos os esforços estão sendo reunidos para elevar a qualidade do transporte público, com a racionalização dos custos de transporte e da oferta com a demanda, tornando-o mais barato para a população que depende desse transporte. Com a integração, teremos a eliminação de viagens ociosas, melhoria da circulação urbana, ampliação do acesso às áreas mais distantes, e aumento da frota para atender às localidades que estavam com os serviços suspensos, e outros benefícios. Todas essas medidas também contribuirão para manter a tarifa do ônibus de Alagoinhas como uma das mais baratas do nosso estado, salvaguardando a renda das famílias”, enfatizou o Subprocurador- geral do município, Hilton Ribeiro, que também é presidente da comissão especial constituída para a reestruturação do transporte coletivo.

Quais os benefícios do sistema de integração?

A integração temporal consiste em programar todos os horários e itinerários da diversas linhas, permitindo que elas se encontrem de forma sincronizada nos terminais de linha, sendo que o usuário tem  até 50 minutos para embarcar no segundo ônibus, pagando apenas uma tarifa.

Com a implantação do sistema,  os residentes em localidades como 21 de Setembro, Barreiro de Cima, 2 de Julho, Miguel Velho, Mangalô e Urupiara, que já tinham uma linha direta com a Rodoviária e pagavam uma só passagem, terão um ganho de tempo significativo no retorno para casa. Isso porque a espera para uma linha específica para o bairro hoje é em torno de 40 minutos, e após a integração,  haverá ônibus para o Centro de 8 em 8 minutos e para retornar, o tempo médio de espera será de 20 minutos.

Outra vantagem é que os moradores das localidades de Santa Terezinha, Praça kennedy, Pirinel, Avenida Paulo Afonso, Posto brasil, Vale do sol, Parque São Bernardo, BR 101, Cruzeiro dos Montes, Linha Verde, e Praça da Calu, poderão acessar a todo o itinerário da Avenida Ayrton Senna (Dantas Bião, Shopping Laguna, Rodoviária, Carneirão) com economia de tempo, e o pagamento de apenas uma tarifa.

Também serão criadas novas linhas na BR 101 para atender a ligação: Posto Brasil-AtaKarejo-Atacadão Pinto-Posto 5 Estrelas-Rodoviária-Heineken, incluindo Parque São Bernardo, Vale do Sol, Linha Verde, Praça da Calu e Cruzeiro dos Montes.

Quem pode utilizar?

O benefício da integração tarifária é válido somente para o mesmo sentido de direção (indo ou voltando), e funciona, exclusivamente, com a utilização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica , por meio do Cartão Avulso, Cartão Cidadão,  Cartão de Estudante e de Vale-Transporte.

O Cartão Avulso, poderá ser adquirido com os cobradores dos ônibus e na Loja Fanáticos (local que o cartão pode ser recarregado), o Cartão Cidadão é emitido e recarregado exclusivamente na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbano de Alagoinhas (Sindetcura).

O Cartão Avulso não necessita de cadastro, pode ser recarregado quantas vezes for necessário. Para ser adquirido, o valor mínimo é de R$ 10,00, que serão revertidos em créditos para o pagamento de passagens.

Para continuar utilizando, basta recarregar com o valor mínimo de 3,70, que é a tarifa com o desconto para quem utiliza o Sistema de Bilhetagem Eletrônica.

Já o Cartão Cidadão é um documento identificado, que contém a foto e os dados do usuário. Em caso de perda, pode ser solicitado o bloqueio, a segunda via, e o recebimento pelos créditos não utilizados.

O Sindetcura fica localizado à Praça Prof Aristides Maltez, 33,  Parque Alagoinhas, e o horário de funcionamento é das 8h30 às 16h.

Terminais de Integração

Para a operacionalização do novo sistema, a população contará com três pontos de integração estruturados em locais estratégicos do município: Terminal de Coletivos, Atakarejo e Rodoviária.

Como funciona?

Com o novo sistema, o passageiro pode trocar de ônibus onde as linhas integradas se cruzam, sem pagar outra passagem, dentro do prazo de 50 minutos. Mas a regra vale somente para um sentido da viagem. Ou a ida ou a volta.

Por exemplo, os moradores de qualquer bairro poderão descer no Terminal de Coletivos e embarcar na linha sentido Centro-Rodoviária (Corredor Ayrton Senna), sem pagar outra passagem. Da mesma forma pode ser feito para quem estiver na Rodoviária ou em qualquer ponto do Corredor Ayrton Senna. É só pegar uma linha que vai para o Terminal e trocar de ônibus para o seu bairro, sem custo adicional.

Quem é morador do bairro Alagoinhas Velha, e precisar ir pra região do Atakarejo, poderá pegar a linha do Corredor Ayrton Senna, e ao chegar ao Centro,  integrar com a linha Pirinel/Atakarejo,  a Avenida Silva/ Atakarejo ou a Praça Kennedy/Posto Brasil, pagando somente uma passagem.

No terminal do  Atakarejo, no sentido Centro/Bairro, as linhas Pirinel, Avenida Silva e Posto Brasil  integram com a Linha Vale do Sol/Parque São Bernardo/Atakarejo/Rodoviária. E para a volta, a linha Vale do Sol/Parque São Bernardo/Atakarejo/Rodoviária se integra com as Linhas Pirinel, Avenida Silva e Posto Brasil.

Confira as linhas e os benefícios da integração: