Conselheiros de Saúde recebem certificados de curso de capacitação

27 de junho de 2018, 18:56

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (27), no Restaurante Engenho Velho, a solenidade de entrega de certificados dos 20 participantes do curso de Capacitação para os Conselheiros Municipais de Saúde. O evento teve a participação do secretário de Saúde, Moacir Lira e da vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci gama

O curso, iniciado em maio de 2018, teve por objetivos qualificar a participação popular e o controle social na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), capacitar os membros do Conselho para as principais temáticas do Sistema Único de Saúde, com ênfase na origem e gestão de recursos, fortalecer a atuação do conselheiro para o efetivo exercício do Controle Social, levando-o a compreender as atribuições de um conselheiro na conjuntura político-social do município.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Steleyjanes Galdino, disse que o curso faz parte das renovações que vêm ocorrendo na entidade. “A capacitação foi uma própria solicitação dos participantes à gestão municipal porque o conselheiro precisa ter o conhecimento de todos os processos que envolvem a rede e a gestão da Saúde no município, uma vez que um dos seus papéis é o de fiscalizador”, explica.

“A atuação do Conselho no Controle Social, que é papel do Conselho de Saúde, tem sido essencial como apoio da gestão, porque além de fiscalizar, o Conselho também participa dos processos de gestão, avaliando a assistência e monitorando as ações do executivo. Não se faz SUS sem controle Social, então essa parceria é muito valorizada no município. A capacitação é uma solicitação antiga e foi uma das primeiras iniciativas do governo. Planejamos o curso, juntamente com os membros e agora estamos fazendo a entrega dos certificados”, afirmou Moacir Lira, que já foi conselheiro de Saúde e hoje é membro da entidade como representante da gestão.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS:
SESAU - Entrega de Certificados