Corujão da Saúde: com ampla participação popular, ação em Alagoinhas Velha levou atendimentos médicos, odontológicos e serviços de beleza às mulheres

25 de outubro de 2019, 18:57

Destaque em participação popular, o Corujão da Saúde, que chegou a Alagoinhas Velha, na noite da última quinta-feira (24), ofereceu atendimento médico, odontológico, preventivo, vacinação, aferição de sinais vitais, massagem, tratamentos de beleza e orientações voltadas ao cuidado integral à Saúde da Mulher, na unidade localizada na Avenida Ayrton Senna, próxima à Rodoviária.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

O atendimento, que começou às 18h, seguiu noite adentro, com a presença da unidade móvel, que também contribuiu para abarcar a alta demanda de pacientes.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que estende os horários de atendimento da unidade, com serviços voltados às mulheres de Alagoinhas, no Outubro Rosa, chama a atenção para a importância da prevenção, do cuidado, do acompanhamento médico e do diagnóstico precoce de doenças.

Mas a proposta é também trazer para a centralidade o cuidado integral ao público feminino, em um trabalho completo que envolve não apenas o atendimento clínico; por isso, na Unidade de Saúde de Alagoinhas Velha, além dos serviços de saúde, também foram realizados cortes de cabelo, maquiagem, escova, design de sobrancelhas, massagem e rodas de conversa com a Rede de Proteção da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAM, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

“Maravilhoso! Super confortável. Já fui para o clínico, fui para a maquiagem e agora vou para a massagem. Amei! É importante para que as mulheres se empoderem, para que elas vejam que podem e têm o direito de se cuidar. E que o governo, mesmo que elas não possam pagar, pode dar esse direito a elas”, destacou Maria Vitória de Jesus Barbosa, de 18 anos, que participou da ação.

Com Jeane Alves dos Santos, de 37 anos, que passou por consulta médica, o atendimento não foi diferente. “A doutora é ótima. Já passei com minha filha com ela e gostei muito. Acho maravilhoso! Pra nós, mulheres, ajuda muito, é um incentivo”, afirmou.

Dona Maria Eugênia dos Santos, que não perdeu a oportunidade do atendimento, também avaliou positivamente a ação. “Fiz o meu preventivo, uma maravilha, uma médica maravilhosa, gente fina! O Corujão da Saúde está de nota 10! Show de bola!”, comentou.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que participou de toda a ação, o foco é justamente minimizar as distâncias entre o cuidado e o cidadão. “Mais um Corujão da Saúde chegando para atender às nossas mulheres, que careciam desse atendimento. E não acaba agora. Temos Momento M, nos próximos dias, e mais ações nas unidades de saúde. Estamos atendendo à solicitação do nosso prefeito Joaquim Neto, fazendo com que o atendimento chegue à nossa população, com atividades de ponta a ponta, em todas as localidades. E vamos avançar ainda mais”, pontuou a gestora da pasta.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

No domingo, o Outubro Rosa continua. A partir das 8h, o Momento M chega à Praça Santa Isabel, com um mutirão de atendimentos, procedimentos, realização de exames e consultas médicas gratuitas para as mulheres pré-agendadas através da unidade de saúde de referência.