Cursos de Capacitação Turística reforçam o profissionalismo do Trade de Turismo em Alagoinhas

23 de maio de 2024, 13:31

Nesta quarta (22) e quinta-feira (23), uma capacitação turística promovida pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR em parceria com a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), está ocorrendo no Espaço Colaborar. Os cursos oferecidos são focados no Atendimento ao Cliente e no Manuseio e Higienização de Alimentos, tendo em vista o fortalecimento do turismo na região.

A turismóloga e gastróloga Aidê Argolo do Espírito Santo, técnica da SETUR e responsável pela formação, destacou a importância do treinamento no setor de serviços. “Essa capacitação é fundamental para garantir que a equipe esteja preparada para oferecer um serviço de excelência durante eventos de grande porte como o Baia Beer e São João, mas também no dia-a-dia da cidade”.

A qualidade do atendimento ao cliente e a correta manipulação de alimentos são aspectos essenciais para o sucesso de um negócio nessa área. Com relação aos princípios fundamentais do atendimento ao cliente, Aidê destacou a receptividade, o acolhimento, a sinceridade e a boa vontade, “elementos essenciais para garantir uma experiência positiva para turistas e moradores da cidade”.

A pandemia da Covid-19 também teve impacto na forma como os alimentos são manipulados, tornando a higienização das mãos ainda mais crucial, “é um hábito que se tornou essencial para garantir a segurança dos clientes e colaboradores em estabelecimentos de alimentação”, ponderou a profissional.

“A capacitação visa preparar os profissionais locais para oferecer um serviço de qualidade, garantindo a segurança e satisfação dos visitantes durante eventos turísticos como o Bahia Beer e contribuindo para o fortalecimento do setor turístico da região”, declarou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da SETUR, João Henrique Paolilo, que expressou entusiasmo em relação ao sucesso da última edição do Bahia Beer. Ele destacou a presença de mais de 25 mil turistas durante os três dias do evento e um incremento de 31 milhões de reais na economia local. Com base nesse êxito, Paolilo mostrou otimismo em relação à próxima edição. “Já estamos em andamento com as negociações para parcerias visando à realização da segunda edição do evento, que acontece de 15 a 17 de novembro, com feedbacks positivos já recebidos”.

No entanto, o foco em qualificação turística vai além do Bahia Beer. A intenção é abranger o treinamento turístico para eventos como os festejos juninos, potencializando a experiência dos visitantes durante a estadia na cidade. A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, ressaltou a importância do trabalho de qualificação, mencionando a preparação do pessoal para atender à demanda crescente durante os festejos juninos, ressaltando a expectativa de uma movimentação intensa nesse período. “A qualificação e o fortalecimento do turismo em Alagoinhas são aspectos fundamentais para impulsionar a economia local e atrair visitantes para os eventos programados. A sinergia entre a Prefeitura, a Secretaria de Turismo e demais órgãos envolvidos demonstra o compromisso em oferecer serviços de excelência e promover Alagoinhas como um destino turístico atrativo durante todo o ano, inclusive com o turismo religioso e de negócios”

Wellisson da Silva, com experiência em higienização de alimentos, cozinha e culinária geral, é um talento local que trabalhou com comida italiana em São Paulo. “Espero aprender a melhorar meu serviço e contribuir para o aprimoramento dos serviços gastronômicos em Alagoinhas. Vim de um mercado bastante exigente e quero agregar valor ao cenário culinário da cidade”.

Natália Assunção, que atua com atendimento ao cliente no Raffa’s Burguer, reforçou a importância da constante busca por aprendizado. Para Natália, o lema de que o cliente sempre tem razão é essencial, “assim como a disposição para corrigir possíveis equívocos, como pedidos atrasados, trocas e reenvios. Sua postura profissional e comprometimento com a satisfação do cliente são dignos de destaque no setor de serviços em Alagoinhas.

“O compromisso com a qualidade, a excelência no serviço e a busca contínua por aprimoramento são aspectos que certamente impulsionam o desenvolvimento e a reputação do setor de serviços em Alagoinhas”, considerou o prefeito Joaquim Neto.

Fotos: Roberto Fonseca