Dia da Árvore é celebrado pela Prefeitura de Alagoinhas com plantio de mudas nativas

21 de setembro de 2021, 17:54

Foto: Roberto Fonseca

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira,  21 de Setembro,  a Prefeitura de Alagoinhas, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), realizou o  plantio de mudas nativas e poda de árvores no largo da linha de trem. A ação foi executada em uma parceria com a Associação de Moradores do bairro Miguel Velho.

Foto: Roberto Fonseca

“Essa ação, além de enaltecer a importância da preservação da nossa flora como um importante recurso para a qualidade de vida da população, trazendo ar puro, conforto térmico e manutenção da vida animal, traz também um ganho social, uma vez que educa a população e gera um engajamento da comunidade local em participar ativamente das ações de preservação ambiental”, declarou o secretário Bruno Fagundes.

Nascida e criada em Miguel Velho, Edneide da Silva Santos disse que a comunidade está lutando para mudar a cara da localidade. “Isso é um sonho dos que querem a mudança de Miguel Velho. Estou muito feliz com essa ação, pois somos parte da natureza! As crianças também amaram participar do plantio de árvores”.

Foto: Roberto Fonseca

A presidente do Conselho de Meio Ambiente e analista da SEDEA Jéssica Freitas, que é Mestranda em Simulação e Modelagem de Biossistemas, explicou que as mudas nativas ajudam na restauração do meio ambiente, a recompor o ecossistema, a aumentar a qualidade do ar e ainda conseguem restaurar nascentes, “por fazerem parte dessa composição e muitas vezes a nascente seca porque retiram as árvores”.

Ela ainda informou que a vegetação ajuda a evitar enchentes, por causa da absorção da água, e reforça o solo. Além disso, “as árvores em ambiente urbano ajudam a diminuir os ruídos, pois as folhas ajudam a reter o som”.

Foto: Roberto Fonseca

Para o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, “as árvores são vida, por isso a importância de preservá-las. É nosso papel e nossa obrigação zelar pela natureza e fazer essas ações em benefício, não só da cidade, mas também de todos os moradores”.

Roberto Torres ainda fez questão de parabenizar o secretário Bruno e toda a sua equipe pela ação. Ele também disse que “é obrigação da SESEP cuidar da cidade, da poda das árvores e da limpeza das ruas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é um compromisso do governo Joaquim Neto com a população de Alagoinhas”.

Foto: Roberto Fonseca

Outra ação de preservação ambiental realizada neste 21 de setembro foi a limpeza da Fonte dos Padres, com o auxílio de uma retroescavadeira, a fim de diminuir o assoreamento da lagoa.

Divulgação SEDEA