Dia Mundial do Diabetes Mellitus é comemorado na Policlínica Municipal


21 de novembro de 2022, 16:04

 

Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, os fatores de risco, sintomas e prevenção do diabetes foram alguns dos assuntos debatidos na manhã desta segunda-feira, 21, entre a equipe da Policlínica Municipal e a comunidade alagoinhense, com o objetivo de empoderar os paciente acerca da doença.

 

O encontro possibilitou aos pacientes aferir a pressão arterial, a realizarem o teste de glicemia, palestras nutricional e orientação do diabético, exame dos pés, avaliação antropométrica, avaliação nutricional, atividades educativas, consulta com endocrinologia e cardiologista. Também foi realizado um café da manhã oportunizou a demonstração de uma boa e rica alimentação, como sendo a primeira refeição do dia.

 

Para a diretora da Policlínica Municipal, Laize Costa, essa é mais uma medida de cuidado com os pacientes. “Essa é uma comemoração ao dia do diabético, onde o objeto primeiro é empoderar os pacientes e conscientizar da importância deles se cuidarem, trazendo informações que são úteis para o dia a dia, principalmente no que se refere à alimentação e aos cuidados com os pés. Também foi consolidado aqui a rotina do diabético junto ao CAID – Centro de Atenção ao Diabético, que funciona aqui na Policlínica”, explicou a gestora.

 

O evento, que aconteceu na UPA de Santa Terezinha (Policlinica Municipal), foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com a Associação de Diabéticos de Alagoinhas. A ação também contou com a participação do nutricionista Rafael Bastos, da enfermeira referência Luciene Sena e dos alunos da Faculdade UNIT.

 

 

A doença

 

O diabetes é uma enfermidade caracterizada pelo fato de o corpo não produzir ou usar adequadamente a insulina, que é um hormônio necessário à conversão do açúcar, amido e outros elementos na energia de que precisamos na vida diária. De acordo com os últimos estudos a diabetes, silenciosamente já atingiu aproximadamente 10 milhões de brasileiros. O dentista Vinicius Guedes acompanha os pacientes diabéticos do posto e falou sobre a doença e as implicações periodontais.
Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.