Educação inclusiva: profissionais de apoio da Secretaria Municipal de Educação participam de formação | Prefeitura de Alagoinhas

Educação inclusiva: profissionais de apoio da Secretaria Municipal de Educação participam de formação


5 de novembro de 2019, 16:03

A Prefeitura encerrou, nesta terça-feira (5), o 1° ciclo de formação para profissionais de apoio da Secretaria Municipal de Educação. A formação foi iniciada em setembro, pela gestão municipal, e, desde então, os 25 profissionais que atuam nas salas de aula da rede municipal de ensino – com suporte tanto na mobilidade quanto no apoio pedagógico a alunos com deficiência – compartilham conhecimentos teóricos e práticos.

Nos últimos dois meses, os profissionais já haviam passado por formações com facilitadores de diversas áreas e, nesta segunda e terça-feira, as atividades foram conduzidas pela psicóloga e psicopedagoga Alice Saldanha França Florencio, pela enfermeira Claudiana de Santana Reis, pela fonoaudióloga Megnara de Carvalho Santana Rodrigues e acompanhamento da psicóloga Sheyla Fernanda de Macedo Dantas.

Foto: Divulgação

Durante as dinâmicas e explanações, foram abordados aspectos práticos de intervenção, inclusão e diversidade, cuidados com higiene corporal e formas de estimular o desenvolvimento.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com Rosemeire Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e integrante do Núcleo de Educação Inclusiva da SEDUC, o objetivo principal é capacitar profissionais que atuam em Alagoinhas a construírem saberes que contemplem a realidade educacional para a diversidade.

Foto: Roberto Fonseca

“A cada dia, o desenvolvimento da criança passa por avanços e precisamos estar preparados para saber como desenvolver as habilidades e potencialidades”, afirmou Rosemeire Silva, que destacou também a importância da parceria com as outras secretarias municipais para a realização de atividades formativas. “Nesta etapa, contamos com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde”, acrescentou.
Segundo Rosemeire Silva, novas capacitações serão realizadas no próximo ano, sempre com foco em garantir a aprendizagem da criança com deficiência.

O secretário municipal de educação, Jean Afonso, salientou que o intuito é contribuir não apenas para o acesso, mas também para a permanência e para o desenvolvimento de alunos da educação especial nas escolas públicas municipais.
O gestor da pasta chamou a atenção para a importância da regulamentação do cargo de profissional de apoio no município – mais uma realidade que se concretizou na gestão Joaquim Neto, com a Lei n°136/2019, e para a contratação dos 25 profissionais empossados em agosto deste ano. A intenção, segundo a Secretaria de Educação, é que esses profissionais façam parte de uma rede de apoio à inclusão escolar.

Foto: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.