Instagram
Facebook
YouTube

Encontro de Meio Ambiente abre trabalhos


28 de maio de 2014, 16:39

O Encontro de Meio Ambiente – EMA – que teve sua abertura nesta quarta-feira, 28, contou com a participação massiva de mais de 500 congressistas e visitantes que lotaram o auditório do Hotel Áster. O encontro é um Programa de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) para discutir com a sociedade questões ambientais.
Estiveram presentes o prefeito Paulo Cezar,o vice-prefeito Geraldo Almeida, secretários municipais, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) José Antonio de Oliveira Neto, participantes vindos de toda a região, e convidados. O prefeito Paulo Cezar desejou boas-vindas e parabenizou a SEDEA que, desde 2009, vem, através do EMA, promovendo a integração entre o poder público e sociedade para discutir sobre os problemas ambientais na busca de soluções.
Ele salientou que o governo já vem realizando ações voltadas para a preservação ambiental entre elas estão o plantio de árvores, a destinação correta dos resíduos sólidos que conta também com a parceria da Cooperativa de Material Reciclável de Alagoinhas – CORAL, a realização de esgotamento sanitário em várias localidades, trabalhos de fiscalização no combate à poluição sonora, entre outras ações. O gestor se colocou à disposição e destacou que “a preservação do meio ambiente é uma tarefa e compromisso de todos em qualquer local: em casa, na escola, no trabalho ou até mesmo no lazer”.
Neste primeiro dia de encontro, que segue até sexta-feira, 30, com debates e uma serie de palestras com especialistas na área ambiental, foi ministrado palestra com o arquiteto e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Paulo Souza Rocha que tratou o tema Cidade Sustentável. O especialista explicou que uma cidade sustentável é aquela que possui uma política de desenvolvimento urbano que promove medidas para a preservação do meio ambiente e ressaltou a importância da participação da sociedade.“O evento é de extrema importância justamente pela disseminação e promoção da questão ambiental, principalmente por conta do desenvolvimento que Alagoinhas vem apresentando. É importante que todos nós participemos desses momentos para continuar colaborando para a perpetuação e reprodução ambiental”.
O secretário Rannyery Miranda, da SEDEA, disse que o governo Paulo Cezar ampliou o parque industrial com empresas com responsabilidade social e ambiental e Alagoinhas vem sendo exemplo quando se trata de respeito às normas e leis, inclusive ambientais. “O Grupo Petrópolis, por exemplo, vai fazer o plantio de 25 mil espécies de árvores na unidade de Alagoinhas”, comentou o secretário, acrescentando que o tema do EMA 2014, “Desenvolvimento Econômico no Meio Ambiente”, mostra que meio ambiente e desenvolvimento podem andar de mãos dadas.
Nesta quinta-feira, 29, o evento teve inicio às 8h, com dinâmica da empresa Só Recicláveis. Mesa Redonda: Meio Ambiente e Saúde: problemas ambientais que causam danos à saúde, como prevenir? Palestras com Andrea Marta (Vigilância Ambiental Municipal) e Adriano, do SAAE. Dinâmica da empresa Só Recicláveis. Palestra com Lindauberto Coura (FH Engenharia). À tarde, mesa redonda: Diamante Líquido Água: Diagnóstico dos Rios Catu e Sauípe; palestras com José Antônio de Oliveira Neto (geólogo e presidente do Comdema), Enéas Lima (engenheiro agrônomo e consultor ambiental) e Gessé Miranda.
Sexta, 30, as atividades iniciam às 8h30, com palestra com Vera Schumann (jornalista e especialista em Comunicação e Educação Ambiental); 10h30, palestrante com Juraci Batista dos Santos (técnico em agropecuária). Às 14 horas, apresentação de trabalhos científicos.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo