ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS: Prefeitura realiza nova etapa do inquérito epidemiológico na Central de Abastecimento | Prefeitura de Alagoinhas

ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS: Prefeitura realiza nova etapa do inquérito epidemiológico na Central de Abastecimento


24 de julho de 2020, 17:53

Equipes de saúde estiveram mobilizadas, na manhã desta sexta-feira (24), para mais uma etapa da ação de enfrentamento ao coronavírus na Central de Abastecimento. Na última semana, profissionais já haviam realizado blitz educativas, com distribuição de máscaras, aferição de temperatura, orientações à população e testagem rápida de acordo com critérios epidemiológicos.

Foto: Roberto Fonseca

Esta semana, a ação foi ampliada; além de reforçarem a importância do uso da máscara e os cuidados necessários para evitar o contágio, profissionais devidamente paramentados realizaram nova fase de testagem, para identificar pacientes e mapear o avanço da COVID-19.

“Acredito que, com essa testagem, eu vou, de certa forma, caso contaminado, evitar passar para minha família, amigos, pessoas próximas, e assim sucessivamente”, afirmou Alexandro Mascarenhas, que passou pela testagem, hoje, na Central de Abastecimento.

Dona Maria do Carmo Souza Santos, que também passou fez o teste rápido, aprovou a ação. “Ótimo. Fiquei sabendo pela rádio, Joaquim Neto chamou a gente. É importante para cuidar da saúde”, relatou.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), responsável pela iniciativa, foram mais de 500 testes realizados com uma taxa média de 12% de pacientes que testaram positivo, na ação de hoje. A secretaria destacou que a detecção dos casos é fundamental para evitar a propagação do vírus. A ação desta sexta-feira (24) contou ainda com o apoio da Unidade Móvel de Saúde, e os pacientes que apresentaram resultado positivo, com amostra reagente, no teste, passaram imediatamente por atendimento médico. Esses pacientes receberam orientações, protocolos de isolamento e os casos confirmados serão incluídos no monitoramento da Vigilância.

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, destacou que, embora a testagem seja uma estratégia importante para o mapeamento da COVID-19 e para as ações de combate ao coronavírus, a principal forma de evitar a doença continua sendo a prevenção. “Nossas equipes estão orientando a população. Desde o início da pandemia, Alagoinhas tem desenvolvido uma série de ações de prevenção, controle e contenção. O inquérito epidemiológico é uma forma de chegarmos a um mapeamento mais preciso da COVID-19”, afirmou a gestora da pasta.

Segundo ela, novas ações de inquérito serão realizadas na zona urbana e na zona rural. Na Central de Abastecimento, equipes realizarão, na segunda, na terça e na quarta-feira testagens e orientações voltadas aos permissionários.

Confira as imagens desta sexta-feira (24):

Foto: Roberto Fonseca

 

Foto: Roberto Fonseca

 

Foto: Roberto Fonseca

 

Foto: Roberto Fonseca

 

Foto: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.