Ensino de qualidade na rede municipal: professores participam de formação do programa “Educar pra Valer”

11 de março de 2020, 16:38

Em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) segue investindo em formações para profissionais da área e aposta em programas nacionalmente reconhecidos como forma de aperfeiçoar métodos, socializar desafios, compartilhar resultados e alavancar os índices de aprendizagem nas salas de aula.

Esta semana, professores do 1°, do 2° e do 3° ano das escolas municipais estiveram com formadores do Ceará e discutiram técnicas de leitura, alfabetização, letramento, intervenções pedagógicas e instrumentos de acompanhamento aos estudantes. Os educadores receberam um material disponibilizado pelo “Educar pra Valer”, que deve contribuir para o desenvolvimento de atividades em sala de aula.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Segundo a coordenadora do programa no município, Queila Conceição, o foco é fortalecer o trabalho de instrumentalização, de acompanhamento escolar e contribuir, a partir de resultados exitosos, com estímulos e mecanismos para potencializar o desenvolvimento dos estudantes. “Como trabalhar com habilidades e competências e transpor isso para a sala de aula? Um dos pilares centrais é desenvolver a proficiência em leitura”, pontuou.

O secretário responsável pela pasta, Jean Afonso, ressaltou que o investimento em formação continuada é parte fundamental dos avanços em educação. De acordo com ele, a participação de Alagoinhas no programa tem contribuído com resultados efetivos para a aprendizagem e os dados preliminares das avaliações diagnósticas apontam para uma evolução significativa.

Novas capacitações serão realizadas durante o ano todo e, ainda este mês, nos dias 30 e 31, encontros voltados especificamente a professores do 4° e do 5° ano, com carga de 8h, serão realizados no município pelo programa.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Para o secretário de educação, as capacitações evidenciam uma mudança positiva no cenário de investimento em formação continuada para professores, em Alagoinhas, fruto de um trabalho contínuo da gestão Joaquim Neto, que desde 2017 entende o setor pedagógico como uma das áreas prioritárias de investimento. A SEDUC informou que, além do “Educar pra Valer”, iniciativas como o “Aprova Alagoinhas” e o “Educar com Você”, também desenvolvidas no âmbito municipal, contribuem para a construção de uma base sólida de aprendizagem nas escolas.

O programa
Financiado pela Fundação Lemann e vinculado à Associação Bem Comum, o “Educar pra Valer” utiliza a experiência do município de Sobral – 1º colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – como referência para potencializar o desenvolvimento de alunos e trazer resultados efetivos à educação pública de outros municípios brasileiros.

Foto: Divulgação/SEDUC

Histórico
Selecionada como uma das 4 cidades da Bahia contempladas pelo programa, Alagoinhas conta, desde 2019, com a cooperação técnica de profissionais da área. Só no último ano, mais de 10 encontros foram realizados voltados a professores e gestores de escolas, através do “Educar pra Valer”: foram 2 direcionados à equipe técnica, 3 para diretores e vice-diretores, 5 encontros promovidos para educadores do 2° ano e outros 5 para profissionais que ministram aulas para o 5° ano das escolas municipais.

Ampliação do “Educar pra Valer” em Alagoinhas

Para que fosse contemplada pelo programa “Educar pra Valer”, Alagoinhas passou por uma seleção em que foram considerados o compromisso do município e a responsabilidade do prefeito com a educação enquanto pauta prioritária. A novidade é que, em 2020, a partir da avaliação dos gestores, do envolvimento da equipe técnica, dos resultados e do potencial do município, o programa – que iniciou as atividades apenas com ações voltadas às turmas do 2° e do 5° ano, contemplando, no total, 2.694 estudantes de 57 escolas – está sendo ampliado para alunos do 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano.