Em uma solenidade marcada pela emoção de pais e pessoas que já foram curadas com a equoterapia, a Prefeitura entregou um espaço reservado para a prática da técnica no Parque de Exposição Miguel Fontes nessa quarta-feira, 02. Participaram da solenidade o prefeito Paulo Cezar e representantes das secretarias envolvidas no processo – Assistência Social (SEMAS) e Agricultura (SEMAG).
O projeto já vem sendo executado no município pela Equomais – Reabilitação Funcional. Na solenidade, o prefeito ressaltou que abraçou a ideia assim que soube de como era realizado. “Não é mais necessário que as pessoas se desloquem até Feira de Santana para esse tipo de terapia. Temos o atendimento aqui em Alagoinhas agora. E vamos continuar dando todo o apoio através da SEMAS e SEMAG”, pontuou.
A secretária Tatiana Andrade (SEMAS) foi considerada a “madrinha” do projeto. Para ela, todo o apoio que for necessário a Prefeitura vai se empenhar em dar. “Já estamos analisando com a procuradoria jurídica a possibilidade de assinarmos um convênio com a instituição”. A ideia é que a SEMAS possa proporcionar membros do corpo técnico (psicólogos, assistentes sociais) dentro do projeto.
Já o secretário da SEMAG Jenser Souza ressaltou que o projeto foi uma grande vitória para a cidade. “Hoje tenho que deixar de lado um pouco do Jenser secretário. Queria falar como pai, que esse projeto mudou minha vida. Nele aprendi que são ações como essas que deixamos para toda a vida. Gostaria de agradece ao prefeito por me proporcionar esse momento tão especial”.
O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a doação de mais cinco cavalos para o projeto, doados por pecuaristas da região. A Equomais conta com uma equipe formada por psicoterapeuta, médicos, fonoaudiólogo, psicopedagogo e guias bem treinados para este trabalho. São utilizados três cavalos e os cadastros para os interessados serão feitos aos domingos, dia da terapia.
Equoterapia
É uma terapia ocupacional através da utilização de passeio de cavalos (equitação) para pessoas portadores de necessidades especiais. Utiliza uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM