Escola Quilombola do Cangula é renomeada em homenagem ao professor João Anastácio, neste domingo (27)

28 de novembro de 2022, 13:01

Foto: Roberto Fonseca

Domingo (27) de homenagens e reconhecimento no Cangula. Com a presença da comunidade e autoridades do município, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) realizou uma solenidade de renomeação da Escola Municipal Carlos Gomes, que passa a se chamar Escola Quilombola João Anastácio.
Fizeram-se presentes, além do prefeito em exercício Roberto Torres e do Secretário de Educação Gustavo Carmo, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores José Cleto e o vereador Márcio da Cavada.
Na ocasião, a unidade escolar também ganhou uma quilomboteca: biblioteca com temática específica e acervo voltado para o combate ao racismo e valorização “da cultura, das artes e das pessoas, de um modo geral, de pele negra”, informou o secretário da Educação.
A professora Maria Rosário, falecida recentemente,  foi homenageada na oportunidade. Ela atuava na Educação quilombola e era uma referência no distrito de Boa União.
“Mais do que reconhecer o pleito da comunidade e renomear a escola da rede pública municipal, a SEDUC valoriza, neste ato, o gesto de alguém que há 50 anos, já estava preocupado em fazer a alfabetização de adultos. Além disso, o professor João Anastácio se mobilizou com a construção e instalação desse prédio escolar, no final da década de 70 e início da década de 80”, declarou o secretário Gustavo Carmo.

Foto: Roberto Fonseca

O gestor da pasta da Educação ressaltou que “exemplos como esse devem ser valorizados, enaltecidos e apresentados à nossa população para servir de estímulo e de exemplo positivo. O momento é muito propício, afinal de contas, estamos no mês de novembro, com ações voltadas para a consciência negra, o combate ao preconceito e ao racismo”.
Fotos: Roberto Fonseca