Os participantes do I Seminário da Bacia Hidrográfica do Rio Subaúma realizaram, nos dias 24 e 25 de setembro, visitas técnicas à região desta bacia, uma das mais importantes da Bahia e que abrange os municípios de Aramari, Alagoinhas, Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada e Inhambupe. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA) como parte de um projeto de revitalização do rio.
O projeto busca implementar ações de restauração e preservação das nascentes e afluentes, promovendo a sustentabilidade hídrica, a conservação da biodiversidade e a proteção do solo. “A recuperação do rio Subaúma é uma prioridade para o nosso município e para a região. Precisamos unir esforços para preservar nossos rios e nascentes, o que é uma questão social. A revitalização do Subaúma não só protege o meio ambiente, mas, também, melhora a qualidade de vida da população, garantindo um futuro mais sustentável para todos”, afirmou o secretário Djalma Santos.
Nelton Friedrich, diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Sustentável, destaca a necessidade de esforço conjunto para a preservação da bacia. “Temos que agir, pois a natureza se encarregou, por ter sido maltratada e descuidada, de abandonar o roteiro do próprio rio. Mas ele ainda está aqui, e nós temos que avivá-lo. É claro que não se faz de uma hora para a outra, e não é na base do achismo. É preciso analisar profundamente e ter um grupo de trabalho, fazer uma análise profunda dos dados e, principalmente, desenvolver uma relação com as comunidades locais. Nós faremos a parte mais científica, de mapeamento de dados, mas toda a ação será um mutirão de forças com responsabilidades divididas”, concluiu Friedrich.
Foto: roberto Fonseca / Secom / Alagoinhas