Jandira Alves é professora. Há 47 anos morando em Boa União, é paciente, desde a infância, da unidade de saúde do distrito, e classificou como “singular” o momento de atendimentos e cuidados à Saúde da Mulher oferecido na noite de ontem com o Corujão da Saúde na zona rural.
“Nunca tivemos isto, a não ser pelo início do posto, mas depois disso nós nunca tivemos um evento, um procedimento dessa forma”, destacou a moradora, que completou “um atendimento como esse, em nosso distrito, eu vejo como sinal de crescimento, pois a maior parte dessa população é de diaristas, professores, trabalhadores do comércio, principalmente trabalhadores da lavoura, então aqueles que não têm outra forma de conseguir atendimento vêm pra cá durante o dia, mas a maioria das mulheres, principalmente elas, não são atendidas aqui nessa unidade de saúde porque não têm como estar aqui durante o dia. Esse atendimento estendido, digamos assim, é maravilhoso. E pra nossa necessidade, pra necessidade da mulher rural, está sendo um ganho imensurável”, salientou Jandira Alves.

Crédito da foto: Milena Lima
A unidade de saúde de Boa União, onde ela esteve ontem, junto a outras mulheres da comunidade, flexibilizou o atendimento, na última terça-feira (15). Quem chegou ao distrito, a partir das 18h, já encontrou a unidade funcionando com consultas médicas, odontológicas, realização de preventivo, orientações sobre o Outubro Rosa e vacinação.
A iniciativa – Corujão da Saúde – é da Prefeitura, que reúne a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e promove uma série de atendimentos à população no período da noite. A cada ação, uma Unidade de Saúde da Família da zona urbana ou da zona rural funciona em horário diferenciado, com serviços disponibilizados das 18h às 21h.
“Eu acredito que a porta de entrada de qualquer paciente, de qualquer usuário, é a unidade básica de saúde. Como paciente oncológica, eu comecei aqui. Foi através desta unidade que fiz a primeira consulta e que tive orientações. Fiz a primeira consulta aqui, daqui consegui uma consulta lá no Parque Floresta e aí dei início [ao tratamento]”, relatou Jandira Alves, que chamou a atenção para a importância do cuidado integral à Saúde da Mulher não apenas no mês da campanha nacional, mas durante todo o ano.

Crédito da foto: Milena Lima
“Para a maioria das mulheres, principalmente da zona rural, é cuidar do filho, é cuidar do marido, é cuidar da mãe, é cuidar do pai, é cuidar do outro, mas quem cuida dessa mulher? Então esse despertar para o cuidado com o seu próprio corpo tem que ser o ano inteiro. Só em outubro funciona, mas não salva, porque se eu aguardasse só o Outubro Rosa para me tocar, eu não estaria aqui hoje”, acrescentou a professora, que falou sobre a sua experiência de vida e convidou outras mulheres a se atentarem ao cuidado à própria saúde.
Os dados da Saúde no Brasil e no mundo mostram que o diagnóstico precoce é fundamental. De acordo com o Ministério da Saúde, a detecção de doenças como o câncer, em estágio inicial, possibilita o tratamento com terapias mais simples e efetivas. No que se refere ao Câncer de Mama, números do Estudo Amazona, assinado por pesquisadores de 19 instituições, mostram que mais de 70% dos casos no país são diagnosticados em estágio avançado, e o câncer de mama continua sendo o tipo de câncer que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo.
Voltada ao Cuidado Integral à Saúde da Mulher, a SESAU, em Alagoinhas, no interior baiano, quer sensibilizar essas mulheres quanto à relevância do diagnóstico e do rastreamento, e não apenas isso; o intuito, segundo a secretária de saúde, Rosania Rabelo, é promover uma série de ações integradas que incluem o Corujão da Saúde, em unidades da zona urbana e da zona rural, o Momento M, com realização de mamografia e ultrassonografia para as mulheres alagoinhenses, feiras de saúde, atividades educativas, atendimento ampliado e facilitação do acesso aos serviços de saúde.
Depois de passar por Boa União, na terça-feira, o Corujão da Saúde chega à Unidade de Saúde da Família Urbis III, nesta quarta-feira (16), e à Unidade de Saúde São Cristóvão, no Silva Jardim, na quinta-feira (17).
Confira as fotos do Corujão da Saúde em Boa União:

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima

Crédito da foto: Milena Lima