A terceira edição da Expo Alagoinhas do Mangalarga Marchador acontece no Parque de Exposições Miguel Fontes e segue até este sábado, dia 4. A mostra reúne criadores, apaixonados pela raça e o público em geral, e conta com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), com respaldo do Núcleo Baiano do Cavalo Mangalarga Marchador e parcerias da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia (ACCMMB).
Iniciada em 1º de outubro, a Expo apresenta uma programação diversificada, com julgamentos e provas que evidenciam a versatilidade e a tradição do cavalo Mangalarga Marchador no município. O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, marcou presença e acompanhou de perto as disputas.
“Fizemos uma pequena intervenção no Parque de Exposições Miguel Fontes por entendermos a importância desse evento que reúne cerca de 200 animais nas atividades. Temos aqui muitos visitantes, pois é um evento aberto ao público, mas o foco está nas pessoas que fazem parte dos negócios ligados ao Mangalarga Marchador. Nesse cenário, temos várias iniciativas que fomentam a economia local”, destacou o prefeito.
Durante a Expo, Gustavo também antecipou que o parque passará por uma grande reforma e confirmou a realização da SEALBA: Mais Milho, Mais Citrus, Mais Pecuária, no primeiro semestre do próximo ano. “Estamos finalizando o projeto, que será publicado em breve, prevendo uma licitação para requalificação deste espaço. Em março do ano que vem teremos a realização da SEALBA, uma grande feira que reunirá Sergipe, Alagoas e Bahia em Alagoinhas, trazendo as principais atividades agropecuárias do nosso Estado”, acrescentou.
Segundo o diretor do Núcleo Baiano do Cavalo Mangalarga Marchador, José Geraldo Melo, a Expo Alagoinhas 2025 movimentou o cenário baiano e atraiu pessoas de diversos estados. “Temos aqui representantes de Pernambuco, Sergipe, Alagoas e diferentes regiões da Bahia. Alagoinhas é uma cidade central para esse tipo de iniciativa e vem se destacando na questão do cavalo. Esse ramo atrai não apenas criadores e negociantes, mas também pessoas interessadas em conhecer mais, tornando-se um atrativo para o município. Temos crianças, famílias e competidores, ou seja, é um evento familiar. Nossa intenção é que a Expo Alagoinhas cresça ainda mais nos próximos anos”, ressaltou.
O assessor da SDRA, André Freire, explicou que até a realização da SEALBA outros eventos serão promovidos no Parque de Exposições, como forma de retomar a cultura local e aproximar a população dos projetos. “Vamos buscar o retorno das feiras de gado, montar um calendário de ações e já estamos programando cursos, como o de doma (voltado para amansar e treinar cavalos) e de casqueamento, que ensina a forma correta de aparar os cascos. Também iremos articular com o SENAR e o SEBRAE cursos de fomento à pecuária em nossa cidade. Essa Expo Alagoinhas”, informou.
O secretário da SDRA, Djalma Santos, reforçou o impacto positivo de grandes eventos agropecuários no cenário econômico e social. “O apoio que a Prefeitura de Alagoinhas, na pessoa do prefeito Gustavo Carmo, vem dando a iniciativas desse porte é muito importante. A Expo Alagoinhas marca o início de um novo momento para esse tipo de atividade em nosso município. Existe uma grande expectativa dos empresários do agro para o retorno das feiras ao Parque de Exposições Miguel Fontes, e nós estamos nos preparando para a realização da SEALBA, quando abriremos as portas de nossa cidade para recebermos cada vez melhor todos os visitantes”, finalizou.