O combate ao mosquito Aedes não pode parar. E assim o Faxinaço Alagoinhas, iniciativa da Comissão interinstitucional de mobilização, prevenção e controle da dengue e febre chikungunya da Secretaria da Saúde (SESAU) segue com os trabalhos na localidade do Barreiro de Cima. Já foram recolhidos quase 20 toneladas de lixo domiciliar. A ação consiste na retirada de material inservível das residências, como eletrodomésticos, móveis, entulhos, entre outros, propícios à proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da dengue, febre do chikungunya e Zika vírus.
A ação inclui também visitas técnicas aos lares pelos agentes de endemias para combater o surgimento de larvas e eliminar possíveis focos, além de borrifação (fumacê), em áreas com grande potencial de criadouros. A borrifação é uma forma de bloqueio à infestação do mosquito.
De acordo com Rusely Almeida, presidente da Comissão e coordenadora dos programas de endemias de Alagoinhas, a intenção é estender o Faxinaço a todo o município. O próximo está previsto para a primeira semana do mês de setembro.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM