Nos dias 27 e 28 deste mês, no estacionamento da Prefeitura de Alagoinhas, acontece a 4ª edição da Feira de Empreendedorismo de Alagoinhas, evento que recebe apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE) e emenda da vereadora Jaldice Nunes. Antecedendo o evento, dentro da programação de oficinas destinadas ao público feminino, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, o curso “Posicionamento e marketing que geram resultados”, reunindo participantes para um momento de muito aprendizado e técnica nas áreas de autoimagem e redes sociais.
“Oferecemos para as nossas expositoras cursos preparatórios para o evento, porque a gente quer ensinar Instagram, questão de preços, redes sociais, várias temáticas sobre negócio. Achamos muito importante, porque hoje em dia as redes sociais têm um impacto muito grande na divulgação do negócio, em networking, em divulgação. Focamos na orientação para que elas participem da feira e saibam divulgar melhor o seu negócio na internet”, explicou a assessora da vereadora, Larissa Cravo.
Palestrando sobre posicionamento, marketing, inteligência artificial e estratégias de venda, a especialista Géssica Ronise contou que a palestra se preocupou em abranger a cena atual das tecnologias. “Trouxemos um posicionamento utilizando a inteligência artificial, que de fato funciona para que a gente possa ter tempo para fazer as ações do jeito certo, e que o nosso tempo possa ser depositado naquele lugar que vai fazer o negócio crescer e gerar vendas consistentes e negócios que cresçam de forma sustentável. Trouxe soluções de marketing digital e foi uma maior honra fazer parte desse projeto que transforma empreendedoras em casos de sucesso.”
Já a palestrante Morgana Torres, que trabalha na área de consultoria de imagem, palestrou sobre o impacto da comunicação visual da empreendedora em prol das vendas. “Ajudo homens e mulheres a se reconectarem com o que realmente são, por meio da imagem, autoestima e bem-estar. E hoje a minha mensagem foi: se trate com gentileza sempre. Se escolher é uma opção. A nossa imagem não carrega essa potência que a pessoa tem no dia a dia, então muita gente tem currículos lindos, mas a imagem não está carregando. E, querendo ou não, a gente só compra o que é belo. A gente vai ao mercado e não quer a latinha amassada, nós queremos a latinha perfeita. O belo é incontestável”, pontuou.
Atuando na área de bijuterias artesanais, Joilda Bispo Pinto falou da relação direta entre aprendizado sobre redes sociais e o aumento nas vendas. “Essa formação é justamente para isso: conseguirmos desenvolver nosso trabalho a partir da imagem do produto e da nossa. Tudo o que aprendi aqui pretendo empregar em meu dia a dia, abriu meu olhar para informações úteis em relação às redes sociais”, avaliou.
Para a empreendedora no ramo da papelaria criativa, Carolina Silva de Jesus, os dois cursos contribuirão para a produção do trabalho. “Hoje, a nossa família vive do nosso negócio. Já tem uns oito anos que eu larguei a CLT para empreender. É sempre bom a gente aprender a atualizar o nosso negócio, encontrar ferramentas novas e essa troca também, com outros empreendedores, é de uma importância muito grande”, enfatizou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Deraldo Carlos, reiterou o papel das oficinas de formação empreendedora, principalmente para o público feminino. “Representam uma ferramenta poderosa de transformação social, promovendo maior inclusão, autonomia e o protagonismo econômico das mulheres. Isso reflete em comunidades mais igualitárias e em uma sociedade mais justa e colaborativa”, finalizou.








