FEIRA DE SAÚDE: UAMA completa 30 anos e, com apoio da Prefeitura, leva atendimentos gratuitos à população

10 de julho de 2019, 19:31

A União de Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA), que completou 30 anos de fundação, nesta quarta-feira (10), resolveu celebrar junto à população a data comemorativa e, com apoio da Administração Municipal, promoveu uma Feira de Saúde aberta ao público no estacionamento da Prefeitura, das 8h às 12h.

No local, foram oferecidos atendimento médico, odontológico, escovação para crianças, corte de cabelo, assessoria jurídica, design de sobrancelhas, aferição de pressão, glicemia, teste rápido para HIV, Hepatite B e Sífilis, além de vacinação, agendamento de exames via regulação, tipagem sanguínea, cadastro único para programas sociais e orientações nutricionais.

Foto: Roberto Fonseca

“Achei ótimo, bacana! Eu acho lindo, acho maravilhoso. Vou para o médico e já verifiquei minha pressão”, disse Dona Celestina Souza de Jesus, de 73 anos, que aproveitou a Feira para colocar em dia a consulta médica.

Para Karina Pereira, que também passou pelo clínico geral, nesta quarta-feira, o evento minimizou as distâncias entre o atendimento qualificado em saúde e a população local. Moradora da Marechal Floriano, ela salientou, sobre o atendimento: “é mais rápido”. Depois de adquirir a senha, a moradora ainda revelou: “eu vi um carro anunciando e minha mãe me lembrou, daí eu vim logo cedo. Vim buscando atendimento médico e para fazer a identidade”.

Foto: Divulgação

Sucesso no atendimento também para Elineide Florêncio Assunção, moradora da Vila de São Pedro, no Mangalô, que, no estande do outro lado da Prefeitura, aproveitou o corte de cabelo com profissionais do SENAC para “dar um up” no visual. “Amei. Vou fazer agora a medição de glicemia. Estou achando maravilhoso. É um movimento ótimo, porque dá oportunidade a toda a comunidade”, ressaltou.

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, parceira da iniciativa, levou profissionais da área para a Feira da UAMA. Com unidade móvel, escovatório de saúde bucal, espaço de regulação para marcação de exames e equipe do NASF, a gestão municipal levou uma contribuição efetiva aos serviços oferecidos.

Segundo José Santana, da UAMA – responsável pela iniciativa -, o foco principal da proposta, que agrega associações, gestão municipal e parceiros do setor empresarial, é justamente facilitar o acesso da população a serviços essenciais, com acolhimento humanizado.

“A gente agradece aos parceiros que estão nos apoiando, porque sem parcerias não conseguimos promover o evento. É uma iniciativa da UAMA, que completa hoje 30 anos de existência em Alagoinhas e 16 anos do Dia Comunitário, então a diretoria, juntamente com os parceiros, resolveu dar esse presente, porque a gente sabe que é sempre bem-vindo o que você puder melhorar em termos de saúde. Temos clínico geral, dentista, aferição de pressão e glicemia, escovação, teste rápido, fora outros diversos serviços, então é um momento interessante. O objetivo da UAMA é congregar as associações urbanas com o intuito de propor, ao prefeito, em um objetivo comum, melhorias às comunidades. Nosso intuito é sempre fazer essa proposição, andar junto com o poder público”, afirmou.

Foto: Roberto Fonseca

O ouvidor municipal David Ribeiro, que participou da Feira de Saúde representando o prefeito Joaquim Neto, acrescentou que a força do evento promovido pela UAMA reflete o comprometimento das parcerias firmadas e também o papel atuante das associações de bairro e de seus representantes.

No total, 33 associações são filiadas à UAMA. A previsão, segundo a organização, era ultrapassar os mil atendimentos com a Feira de Saúde realizada nesta quarta-feira.

Confira as fotos:

UAMA.