Festival de Cultura e Arte traz multiplicidade de expressões artísticas produzidas em Alagoinhas

28 de agosto de 2022, 20:08

Voltado à pluralidade, diversidade, criatividade, e promovendo o intercâmbio artístico-cultural, com o objetivo de difundir a multiplicidade de expressões artísticas produzidas no município, foi realizado no último sábado (27), o Festival de Cultura e Arte de Alagoinhas, na Praça Rui Barbosa.

Durante o dia, população pode prestigiar apresentações de samba de roda, capoeira e hip hop, além de uma feira com diversos expositores. Para a secretária de de Cultura, Esporte e Turismo, professora Iraci Gama, o evento fomenta a cultura e a arte no município. “A cultura e a arte andam de mãos dadas e Alagoinhas, sendo um celeiro de artistas, é também, uma comunidade que mantém viva a sua cultura ancestral tão bem representada, nos dias de hoje, por diferentes segmentos socioculturais, artísticos e religiosos. Com essa compreensão, a Diretoria de Turismo, juntou-se à de Cultura e identificou entidades da música, da dança, da literatura, do hip-hop, do artesanato, apresentando-as à SETUR que acrescentou uma baiana ,para a produção do nosso acarajé (patrimônio imaterial do Brasil). O evento, portanto, movimentou a economia, o que é marca do Turismo, pela representação de elementos culturais. Isto é compensador para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e para a Prefeitura de Alagoinhas.”, explica.

De acordo com o Superintendente de Turismo do Estado, João Henrique Paolilo, o Festival está inserido no eixo Promoção do plano de retomada das atividades turísticas na Bahia, o Viva Turismo. Os outros eixos são biossegurança; capacitação e qualificação; e infraestrutura. “Nosso propósito é fortalecer as tradições culturais da cidade e, com isso, dar visibilidade ao Turismo e promover a geração de desenvolvimento econômico e renda, na feira que será realizada”.

O evento contou com parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), e o Governo do Estado, via Secretaria de Turismo (SETUR).

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM