Foco no atendimento de qualidade ao usuário do SUS: em reunião com a associação de moradores de Santa Terezinha, secretária de saúde debate melhorias à comunidade

10 de abril de 2019, 18:04

Atendendo a um convite da comunidade de Santa Terezinha, a secretária de saúde de Alagoinhas, Rosania Rabelo, esteve ontem (9) na Praça do CEU, em reunião aberta ao público para dialogar com os moradores sobre melhorias no atendimento à região.

O intuito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), foi ouvir as demandas principais da comunidade para debater encaminhamentos possíveis de ampliação das equipes e também de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do bairro, atendendo ao anseio da população.

Foto: Roberto Fonseca

“A proposta é entender as principais necessidades da comunidade e fortalecer o serviço em saúde, com a ampliação da estratégia no bairro. É uma área em que temos muitos pacientes descobertos, então chegamos para ouvir e discutir condutas que possam ser revertidas em resultados positivos à população. Estamos estudando as melhores formas de assistir a comunidade. Temos também, para entregar, a UPA de Santa Terezinha. A previsão é de que, em maio, o serviço já esteja em pleno funcionamento, com atendimento 24h”, afirmou Rosania Rabelo.

De acordo com ela, um remapeamento da localidade será realizado pela Secretaria de Saúde e um técnico volante contribuirá para intensificar a vacinação nos bairros, segundo um cronograma pré-estabelecido pela equipe técnica.

Na reunião, os moradores reivindicaram o aumento da quota para marcação de exames, discorreram sobre a necessidade de melhorias à marcação de procedimentos para idosos e pontuaram a urgência de equipamentos de saúde que contemplem as necessidades da comunidade.

Foto: Roberto Fonseca

A SESAU reafirmou o compromisso com a população no que tange à garantia de um serviço de qualidade oferecido ao usuário e ressaltou que as melhorias, tanto na estrutura quanto na ampliação das equipes de saúde, estão previstas ainda para o 1° semestre deste ano, com a inauguração da UPA já no próximo mês.

O presidente da associação de moradores de Santa Terezinha, Fábio Moraes, falou da “conquista da comunidade”, com o novo equipamento público que será inaugurado, e a diretora da Atenção Básica, Eliana Ferreira, acrescentou que é intuito da secretaria unir esforços para garantir a efetividade de um atendimento qualificado à população. “Nosso foco é a comunidade e a satisfação do usuário”, finalizou.

Foto: Roberto Fonseca

Uma visita às obras da UPA de Santa Terezinha, com representantes da comunidade, deve ser realizada até o final do mês junto à Secretaria de Saúde para que os moradores possam ver, de perto, o novo equipamento público que será entregue à população.