Forças empresariais aprovam projeto de mobilidade urbana da Prefeitura

9 de fevereiro de 2015, 13:00

O Projeto de Reestruturação da Infraestrutura e Urbanismo – Mobilidade Urbana, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN), apresentado na manhã desta segunda-feira, 09, às forças empresariais de Alagoinhas, no Hotel Áster, foi aprovado por unanimidade.

mobilidade urbana2

A apresentação contou com a presença do prefeito Paulo Cezar que falou sobre a importância das intervenções, como a abertura do calçadão para veículos leves, e em diversas vias do entorno. A apresentação foi feita pela secretária Sônia Fontes (SECOM) e pelo superintendente de Transporte e Trânsito (SMTT) Anderson Baqueiro. Para o prefeito, “o mais importante é que este projeto foi discutindo exaustivamente com os empresários e comerciários e chegamos a um excelente desfecho. Ouvindo cada setor, conseguimos realizar um projeto que agradou a todos”.

mobilidade urbana3

O projeto, que tem a SECIN, a secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e a SMTT na condução das ações, apresenta como pontos principais a abertura do calçadão, próximo à Prefeitura e repaginação do seu pavimento, intervenções na Praça Graciliano de Freitas, no terminal de vans, na ligação Renato Bittencourt x Praça Graciliano de Freitas, na Praça da Matriz (estacionamento), a urbanização do canal do Rio Catu, ligação Terminal de Coletivos x Avenida Lourival Batista e requalificação das praças J.J. Seabra e a Rui Barbosa.

mobilidade urbana4

Sônia Fontes confirmou que Prefeitura pretende iniciar as obras após o carnaval: “É uma intervenção forte no centro e não podemos fechar todas as vias, por isso que o cronograma apresenta etapas distintas. Iniciaremos pela Praça da Matriz, a intervenção do canal e Avenida Lourival Batista. Depois será vez da abertura do calçadão para veículos leves e as praças”, explicou. Anderson Baqueiro dissertou sobre as mudanças paulatinas no trânsito que serão colocadas em prática.

mobilidade urbana5

No projeto também constam a lei de acessibilidade (passeios), estacionamentos, carga e descarga no centro da cidade, acessórios urbanos, pontos críticos, sinaleiras, instalação de hidrantes, revisão e ordenamento das redes públicas (energia, telefonia e internet).

Estiveram prestigiando o evento o vice-prefeito Geraldo Almeida, os secretários João Rabelo (Governo), Iamara Andrade (Comunicação), Rannyery Miranda (Desenvolvimento), o chefe de Gabinete Sidney Costa, Benedito Vieira (Sicomercio) Joseval Fagundes (ACIA), Yuri Azi (CDL), o major Jarbas Carvalho (4º BPM) e os vereadores Cleto Santos, Gilson Santos e José Edésio e empresários e comerciantes do centro da cidade.

Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação