Fortalecimento da educação inclusiva: Prefeitura promove formação para profissionais de apoio | Prefeitura de Alagoinhas

Fortalecimento da educação inclusiva: Prefeitura promove formação para profissionais de apoio


3 de outubro de 2019, 17:48

Com foco em promover uma educação inclusiva e em capacitar profissionais que atuam nas salas de aula de Alagoinhas a construírem saberes que contemplem a realidade educacional para a diversidade, a Prefeitura promoveu, esta semana, a 2ª etapa da formação que começou no dia 14 de setembro, voltada aos profissionais de apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

Desta vez, a atividade contou com a participação do Subtenente Wan Charles Aragão dos Santos, do 19° Grupamento de Bombeiros (GBM), que ministrou um treinamento sobre primeiros socorros, com atividades teóricas e práticas nesta quinta-feira (3). Na quarta, as facilitadoras Daniele Nascimento, neuroeducadora e psicopedagoga, Caroline Pessoa, assistente social, e Larissa Souza, fonoaudióloga, conduziram os trabalhos.

Foto: Divulgação/SEDUC

De acordo com Rosemeire Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e integrante do Núcleo de Educação Inclusiva da SEDUC, a capacitação permite, ao profissional, adquirir habilidades básicas que podem salvar vidas.

“A gente não pode deixar de fazer essas formações. Pleiteamos uma educação para todos e qualificar nossos profissionais, que atuam nas escolas, garantindo a aprendizagem da criança com deficiência, para melhor estimular o desenvolvimento e a autonomia em sala de aula, faz parte desse processo. Esses profissionais vão sair daqui com certificado. É um avanço na área de inclusão”, afirmou Rosemeire Silva.

Segundo o secretário municipal de educação, Jean Afonso, o objetivo principal é contribuir não apenas para o acesso, mas para a permanência e a aprendizagem de alunos da educação especial nas escolas públicas municipais, atendendo às crianças da melhor forma possível. O gestor da pasta também chamou a atenção para a importância da regulamentação do cargo de profissional de apoio no município – mais uma realidade que se concretizou na gestão Joaquim Neto, com a Lei n°136/2019.

Aprovados através de Processo Seletivo Simplificado, os 25 profissionais de apoio foram empossados no dia 1° de agosto deste ano e a intenção é que eles façam parte de uma rede de apoio à inclusão escolar.

Foto: Divulgação/SECOM

Para a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Suyane Cristina Ferreira, que esteve na formação, nesta quinta-feira, os encontros, formações, capacitações e atividades desenvolvidas fortalecem a educação pública municipal. A diretora citou o provérbio “é preciso toda uma aldeia para educar uma criança” e ressaltou a importância da união de esforços para uma educação de qualidade para todos.

O Núcleo de Educação Inclusiva da SEDUC informou que uma nova etapa da formação acontece ainda em novembro.

Foto: Divulgação/SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.