Instagram
Facebook
YouTube

Investimento em Educação: Prefeitura reinaugura creche escola Rosário da Caridade e traz novas perspectivas para os alunos do bairro


17 de maio de 2019, 14:05

Uma nova roupagem para revestir de cores os sonhos cultivados em sala de aula. Foi com uma requalificação completa executada a partir de recursos do fundo municipal que a Prefeitura de Alagoinhas mudou o ambiente de ensino da creche fundada em 1987, em Alagoinhas Velha.

Contando agora com novas instalações, banheiro, pintura, espaço de convivência com área coberta de 100m², revisão total da parte elétrica, troca de telhas e pintura, além de acabamentos finais, a creche escola Rosário da Caridade, reformada, foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (17), atendendo a uma solicitação antiga da comunidade.

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

“É uma grande conquista, uma grande realização. Sou o tipo de pessoa que acredita que é preciso conhecer a história para transformar o futuro. E a nossa história, aqui na Rosário da Caridade, começou com o Frei Leão de Marota, que lutou pela creche, para amparar as mães carentes da nossa região. Depois de quase 32 anos, desde a sua fundação, a creche foi requalificada, para a felicidade de todos nós. Esse prédio já foi o centro comunitário e a escola, antigamente, fazia parte da paróquia. Neste caso, é preciso fazer menção honrosa aos freis que vieram depois e mantiveram viva essa unidade. Desde então, só houve uma reforma, feita em 2008. Eu tenho imagens das crianças ano passado, aqui neste espaço. Nós não tínhamos um local apropriado para realizarmos as atividades mais comuns do cotidiano. Em períodos de chuva, não saíamos das salas; com sol muito quente, tínhamos que controlar as crianças. A nossa creche hoje é outra”, relatou a diretora da Rosário da Caridade, Simone Silva Santos Alves, que há 20 anos atua na creche escola do bairro.

Foto: Roberto Fonseca

Para o presidente da associação comunitária de Alagoinhas Velha, Ubiratan Araújo, a reforma é mais um grande passo para a educação no âmbito municipal. “Sou de uma família de 9 irmãos e temos noção do que é a grandeza de uma educação de qualidade. O trabalho aqui vai fazer a diferença entre muitas gerações. É uma semente que está sendo plantada”, salientou, enquanto Elinete Alves, do Conselho Municipal de Educação, pontuava que “a educação infantil é uma das etapas mais importantes da formação humana”.

Foi entendendo os desafios e transformando responsabilidades em oportunidades para ampliar o acesso a um ensino de qualidade que o secretário municipal Jean Afonso aceitou a missão e dá agora continuidade ao projeto de excelência para a educação pública de Alagoinhas.

“Temos uma equipe muito competente que tem se empenhado diuturnamente para trazer esses avanços, então o resultado que vemos aqui hoje é fruto de um trabalho conjunto, embora não seja uma ação isolada. A equipe de professores, coordenadores pedagógicos, técnicos, diretores e vice-diretores tem abraçado as propostas e vamos caminhar juntos para garantir que o aluno da nossa rede seja contemplado integralmente nas condições que permitam o desenvolvimento pleno de suas habilidades”, afirmou Jean Afonso.

Foto: Roberto Fonseca

Investindo mais de R$ 200 mil na requalificação da unidade e apostando na Educação enquanto área prioritária de desenvolvimento, o prefeito Joaquim Neto ressaltou o comprometimento do governo com o sistema de ensino.

Na contramão do que o presidente da república tem feito, com os cortes em educação, Alagoinhas tem aumentado o investimento nas escolas. Aplicamos, hoje, em educação, um percentual maior de recursos do que o que se estipula como base para os municípios. E vamos fazer ainda mais. Toda semana, entregamos ou começamos uma nova obra. A transformação, aqui no bairro de Alagoinhas Velha, começou no dia 2 de julho de 2017, quando demos início a grandes obras de infraestrutura na região. E a evidência clara de que esse trabalho continua é a reinauguração dessa creche escola hoje, atendendo a uma solicitação antiga dessa comunidade. Então o legado que estamos construindo, o espaço de estudo e lazer para as crianças de Alagoinhas, não tem preço. E tem mais: a creche de Alagoinhas IV está sendo construída e será entregue ainda este ano para a população, enfatizou o chefe do executivo municipal.

Foto: Roberto Fonseca

Com ordens de serviço assinadas, em março, para intervenções e melhorias em outras 16 unidades da rede pública municipal e a entrega prevista de 5 novas creches para a educação infantil, o prefeito de Alagoinhas parece querer construir sobre as bases sólidas da educação avanços significativos.

“Sabemos que o investimento em educação não tem resultados imediatos, mas é construindo passo a passo, seja nas melhorias estruturais, seja no apoio pedagógico, com a participação em programas nacionalmente reconhecidos e referenciados, que vamos obter melhorias efetivas ao nosso estudante. E o menino que está hoje em sala de aula amanhã pode virar doutor, professor, advogado, dentista, arquiteto. Mudando as oportunidades dos nossos alunos, a gente pode mudar a realidade de uma família inteira”, acrescentou Joaquim Neto.

Com a requalificação da creche Rosário da Caridade, cerca de 170 crianças serão diretamente beneficiadas. A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Educação, é de que novas unidades sejam completamente reformadas ainda este ano.

Foto: Roberto Fonseca

Também participaram da solenidade desta sexta-feira o vereador José Cleto, representando a Câmara Municipal, a subsecretária municipal de educação, Keite Lima, a vice-diretora da unidade requalificada, Camila Pereira Costa, e a nova diretora pedagógica da secretaria municipal de educação, Suiane Cristina Ferreira.

Confira fotos de como ficou a creche após a requalificação:

Imagem da creche antes da requalificação iniciada este ano pela Secretaria Municipal de Educação (Foto: Simone Alves/SEDUC)

 

Área de convivência antes da reforma (Foto: Simone Alves/SEDUC)

As obras da creche escola foram iniciadas no dia 25 de fevereiro (Foto: Divulgação/SEDUC)

Imagem da creche completamente requalificada (Foto: Roberto Fonseca)

A reforma da creche foi feita com recursos do fundo municipal (Foto: Roberto Fonseca)

Cerca de R$ 200 mil foram investidos na requalificação da unidade (Foto: Roberto Fonseca)

A área de convivência foi completamente equipada para os alunos (Foto: Roberto Fonseca)

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo