Janeiro Branco: Ações que alertam sobre saúde mental e emocional seguem até esta quarta-feira (22) | PREFEITURA DE ALAGOINHAS

Janeiro Branco: Ações que alertam sobre saúde mental e emocional seguem até esta quarta-feira (22)


21 de janeiro de 2020, 18:53

A Prefeitura de Alagoinhas se faz presente na campanha nacional Janeiro Branco, mês dedicado à mobilização da sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional.Com o propósito de convidar a população a discutir a importância da busca por mais  qualidade de vida, debater tabus e incentivar a criação de estratégias para saber lidar com as diversas situações da vida, a Secretaria de Saúde (SESAU), promove, até esta quarta-feira (22), uma série de ações gratuitas no Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH).

Foto: Roberto Fonseca

Realizadas das 8h às 12h, as atividades tiveram início nesta segunda-feira (21) e contam com palestras, atendimentos individualizados, em grupo e dinâmicas. “A proposta é chamar a atenção sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, uma questão tão importante para a qualidade de vida quanto cuidar da saúde física. Outro ponto é o esclarecimento das dúvidas para acabar com o preconceito que ainda envolve o tema”, explica a secretária de Saúde, Rosânia Rabelo.

“A Organização Mundial da Saúde tem um ranking onde o Brasil está em 5º lugar nos quesitos ansiedade e depressão. Então essa campanha vem para informar, para mostrar sobre como o indivíduo pode cuidar da sua saúde mental. E não são apenas psicólogos envolvidos nessa ação, assistentes sócias e psiquiatras também estão falando e abordando esse tema aqui até a quarta-feira”, afirmou uma das psicólogas voluntárias, Andréia Carla da Silva.

Foto: Roberto Fonseca

Roseane Gomes Costa, 32 anos, foi uma das participante das ação. Ela conta que começou a se preocupar com sua saúde mental, após a perda de duas pessoas da família num curto espaço de tempo. “Passei por um período muito depressiva e senti a necessidade de procurar ajuda. A terapia fez com que eu voltasse à minha rotina normal, eliminou os pensamentos ruins e acredito que ações como estas da campanha são muito importantes para incentivar as pessoas a cuidarem melhor da mente”,  disse Roseane.

Foto: Roberto Fonseca

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.