JANEIRO BRANCO: Prefeitura realiza ações voltadas à promoção da saúde mental com atendimento de psicologia no CAIDH | PREFEITURA DE ALAGOINHAS

JANEIRO BRANCO: Prefeitura realiza ações voltadas à promoção da saúde mental com atendimento de psicologia no CAIDH


22 de janeiro de 2020, 18:04

Mobilizados no mês da campanha nacional de promoção à Saúde Mental, profissionais de Alagoinhas realizaram, no início desta semana, dinâmicas, atividades em grupo, palestras e atendimentos individualizados com equipe de psicologia.

A iniciativa foi do Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH), que sediou as ações nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. Segundo a coordenadora administrativa do CAIDH, Rita de Cássia Cerqueira, o intuito foi acolher e salientar a importância de se romper estigmas e tabus quando o assunto é saúde emocional.

No CAIDH, as profissionais da área falaram sobre depressão, ansiedade, transtornos e fobias, chamando a atenção para a importância do “cuidar da mente”. “Precisamos cuidar da mente para ter um corpo saudável. No geral, a gente cuida muito do pescoço para baixo, mas sabemos que a mente doente interfere também no corpo. Esse projeto é muito importante porque traz as pessoas para perto do problema, trabalha o autoconhecimento. […] o psicólogo é um profissional tão necessário quanto um neurologista, um angiologista ou qualquer médico”, afirmou a psicóloga Marilene Vasconcelos.

Edite Santos de Magalhães, de 71 anos, que foi atendida pela equipe de psicologia, nesta quarta-feira (22), avaliou positivamente a ação. “Maravilhoso! A gente aprende, abre um pouco a mente. É importante porque, colocando isso em prática, a gente para de pensar no que presta. Gostei muito do atendimento”, relatou.

Assistida pelo CAIDH, Tânia Oliveira levou a filha, de 20 anos, para a consulta. “Estou muito agradecida. Aqui a gente teve a orientação certa e foi no momento certo. Todo o acolhimento de Rita e das meninas foi muito bom. Estou aqui maravilhada, agradecendo a Deus e à equipe”, disse a moradora.

No total, 12 psicólogas prestaram atendimento esta semana, no CAIDH. Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, as práticas integrativas e atividades fazem parte do cuidado integral em saúde. De acordo com a gestora, o foco é promover um atendimento qualificado em todas as áreas, facilitando o acesso da população ao tratamento, tanto para a saúde do corpo quanto para a saúde da mente. “O Brasil lidera o ranking de casos de depressão na América Latina. Temos que criar redes, chamar a atenção para o cuidado integral à saúde e aproximar os nossos profissionais da comunidade. Em Alagoinhas, temos trabalhado para fortalecer os serviços, ampliar os atendimentos”, ressaltou a gestora da pasta.

Confira as imagens desta quarta-feira:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.