“Juntos, Salvamos Vidas”: Carreata encerra atividades da Semana Municipal da Vida no Trânsito

30 de março de 2022, 18:25

Com carreata dos órgãos de segurança pública pelas principais ruas da cidade, a Semana Municipal da Vida no Trânsito foi encerrada nesta quarta-feira (30). O momento foi a culminância das ações que tiveram início no último dia 22 de março e seguiram com atividades ao longo de toda a semana. Com o tema: “Juntos, Salvamos Vida”, o evento foi uma realização é Superintendência de Transporte e Trânsito ( SMTT), em uma ação conjunta com a Secretaria da Educação (SEDUC), Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SEST SENAT.

Juntos, os órgãos envolvidos promoveram ações importantes de conscientização para um trânsito mais seguro que envolveram instituições de ensino, onde os futuros motoristas, ciclistas e pedestres vivenciaram atividades lúdicas que ensinaram noções de conduta no trânsito, como dar preferência para o pedestre na faixa de segurança, respeitar o semáforo e ter atenção com a sinalização.

A campanha contou, ainda, com blitzes educativas no centro da cidade, e a ação da PRF “cinema rodoviário’’, na qual  condutores de caminhões eram convidados para fazer exames no posto montado pelo SEST SENAT, como aferição de Pressão e Glicemia, e seguir para o posto da PRF para assistir vídeos sobre educação no trânsito.

“As ações são realizadas onde são detectadas maior risco, com o objetivo de levar mensagem às pessoas que trafegam pelas rodovias para que elas entendam que todas as prudências devem ser seguidas para evitar os acidentes”, explicou o Chefe do Setor de Segurança Viária do Estado, o inspetor da PRF, Roberto Pita.

Após a carreata, autoridades dos órgãos de segurança pública envolvidos e demais participantes da iniciativa se reuniram no Hotel Absolar para um balanço das atividades. Na ocasião, o superintendente da SMTT, André Barros, reforçou que esta é uma semana de conscientização para uma mudança de atitude no trânsito. “A programação é um trabalho em conjunto com poder público e empresas parceiras, pensando em um trânsito mais humano e com mais respeito”.

“ Encerramos hoje mais uma edição da Semana Municipal da Vida no Trânsito com uma avaliação bastante positiva. A campanha visa intensificar o trabalho que já é realizado  o ano todo de alerta a todos os condutores, pedestres e passageiros, para que se faça uma reflexão sobre a conduta e a preservação da vida no trânsito. Nossos agradecimentos ao comprometimento de todos os agentes e organizações envolvidos”, ressaltou o agente de trânsito e um dos organizadores da campanha, Vagner Dias.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM