Através da parceria existente entre a VLI Logística, que administra a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e a Prefeitura de Alagoinhas, a secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano Sônia Fontes, a convite da superintendência da FCA, participou de uma reunião de alinhamento do projeto que pretende colocar em exposição permanente a Locomotiva U10 – 2249, totalmente, restaurada.
Segundo o supervisor Breno Lopes, a intenção é de transformar o veículo em um monumento da oficina de locomotivas para visitação e homenagear os ferroviários, é aproximar a comunidade local. “Ela vai ter a pintura original da rede e será posicionada na entrada da oficina. Vai ter banco, buzina, farol, todos os comandos de um trem normal, para ser visitado”, explicou o supervisor.
A locomotiva de carga que está desativada, já rodou na região. De acordo com a secretária da SECIN Sônia Fontes, essa é mais uma parceria com a VLI de melhorias em urbanização em alguns pontos da cidade. “Uma iniciativa muito bonita da FCA de resgate da memória da ferrovia e aproximação da comunidade local para conhecer a história e importância que esse meio de transporte teve e ainda tem para Alagoinhas”, aprovou a secretária.
A SECIN juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) irá promover a adequação da área do entorno para facilitar o aceso às visitas.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM