Manifestações culturais marcam a abertura da Semana do Empreendedorismo e da Consciência Negra em Alagoinhas

20 de novembro de 2021, 17:19

Sabores, costumes, ritmos, estética e uma infinidade de elementos moldam grande parte da sociedade graças a potência e pluralidade da cultura preta presente nos traços de nosso país. E  para evidenciar isso, a Prefeitura de Alagoinhas, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e de Cultura, Esporte e Turismo, realizaram neste sábado a abertura da Semana do Empreendedorismo  e da Consciência Negra.

A abertura ocorreu no Dia da Consciência Negra, que faz referência à morte de Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares, como uma forma de trazer visibilidade e manutenção da busca pelo conhecimento e empatia à pauta, assim como celebrar a fundamental negritude no município de Alagoinhas. Para celebrar a data, durante toda a manhã de sábado, o Mercado do Artesão recebeu uma série de atividades culturais com a participação de ativistas, povos de terreiro e quilombolas.

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Professora Iraci Gama, afirma que essa é uma ação de valorização. “Nós estamos procurando superar limitações que nos foram impostas há muitos anos atrás. Vencer tudo isso não é fácil, mas é nossa obrigação. Então, a secretaria Cultura se sente na responsabilidade, na obrigação de realizar eventos e ações que propiciem isso. Esses momentos de reflexão sobre o que importa na gente não é a cor da pele, e sim nas ações. E é nesse sentido que a gente trabalha procurando mostrar a valorização das nossas qualidades, das nossas características, do nosso valor”, explica.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Bruno Fagundes, esse evento é uma maneira de trazer visibilidade e conscientização sobre a importância da causa. “Estamos trazendo a Semana do Empreendedorismo e Consciência Negra que foi baseada em questões de combate ao preconceito, igualdade de oportunidades envolvendo os negros do nosso país e da nossa cidade. Essa é uma ação muito importante, que merece destaque diariamente”, diz o gestor da pasta sobre o evento que também é baseado na Lei 2554/2021 cria a Semana Municipal do Empreendedor e Empreendedorismo Feminino Cultural, Rural e Jovem.

O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, que também estava presente no evento, destacou que questões como essas merecem todo destaque. “Ter no calendário uma data como a da consciência negra é para gerar reflexões sobre uma grande parcela da população brasileira, que ainda sofre com a desigualdade, falta de oportunidades e de acesso. É sobre enaltecer o que estão vivos e também valorizar o que foi feito até aqui pelos que vieram antes de nós”, comentou.

A semana acontece do dia 20 até 28 de novembro com ações com valorização do empreendedorismo; capacitação do público empresarial,  dos microempreendedores individuais e do público em geral; oficinas de empreendedorismo e inovação; qualidade no atendimento de produção associada ao turismo; protagonismo do negro no empreendedorismo. Também haverá uma Feira do Empreendedorismo que acontece do dia 26 a 28 de novembro, na área externa do Mercado do Artesão.

Confira mais fotos do evento:

Foto: Roberto Fonseca/SECOM