Acontece no Centro de Cultura de Alagoinhas, na próxima quarta-feira, 20, às 8h, a comemoração pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marco importante na reforma da psiquiatria brasileira e, oficialmente, comemorada no dia 18 de maio. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) com o apoio do Centro de Atenção Psicossocial de Alagoinhas (CAPS III).
A programação conta com apresentação teatral e resultados das oficinas terapêuticas realizadas pelos usuários do CAPS III, exibição de depoimentos através de vídeo e uma mesa-redonda de abertura que falará um pouco sobre a importância da data. Segundo o secretário de Saúde Reginaldo Paiva o dia é importante por defender a luta do cuidado em liberdade. “Trazer a família e a comunidade para dentro do tratamento, não segregando quem precisa de cuidado. Manter o usuário do CAPS integrado à sociedade”, explica o secretário.
São esperados além dos usuários do CAPS III e seus familiares, profissionais e instituições ligadas à saúde mental, estudantes e membros da Secretaria de Assistência Social (SEMAS).
Sobre o CAPS III – O Centro, localizado no Parque Floresta, próximo à Policlínica, presta serviços e atendimento às pessoas com qualquer tipo de transtorno psíquico. Os inscritos chegam ao local através de ambulatórios de saúde mental, do pronto atendimento de saúde da família e por demanda espontânea. O atendimento é feito por profissionais multidisciplinares.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM