Instagram
Facebook
YouTube

Mês da Primeira Infância, Agosto se encerra com excelentes resultados no Programa Criança Feliz


29 de agosto de 2022, 09:27

Foto: Roberto Fonseca

Agosto é o mês da Primeira Infância e o Programa Criança Feliz, vinculado à Secretaria de Assistência Social (SEMAS), redobrou as ações de cuidado nas unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Alagoinhas. Durante o Mutirão de Atendimentos do Cadastro Único, que aconteceu de 15 a 24 de agosto, teve também Sala de Espera com o tema “A importância dos cuidados na primeira infância”, além de atividades lúdicas no Espaço Kids.

Divulgação SEMAS

O Programa Criança Feliz, estabelecido pelo Decreto Presidencial n°8.869/2016, propõe ações para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Segundo explicou a coordenadora Gabriela Carvalho, “o eixo central de atuação são as visitas domiciliares, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças, bem como apoiar a gestante e a família, considerando o seu contexto de vida”.

De acordo com o Secretário de Assistência Social Rui Costa Brito, “essa é uma ferramenta primordial para que famílias com crianças entre zero e seis anos tenham maior preparo para oferecer a seus pequenos, meios para promover o  desenvolvimento integral daquele menor”.

Divulgação SEMAS

Como resultados positivos, pode-se enumerar: mais de 1000 famílias acompanhadas, na zona urbana e rural; articulação com a rede socioassistencial e intersetorial do município; contribuição no desenvolvimento cognitivo e socioafetivo, para a ampliação da linguagem e da motricidade; maior percepção dos cuidadores quanto a utilização/ reutilização de objetos do próprio ambiente doméstico para o desenvolvimento de brincadeiras com as crianças. A coordenadora também citou que as crianças com dificuldade na realização de atividades orientadas pelo visitador foram encaminhadas para os serviços especializados.

Reflexo dos avanços do Programa no município foi o convite para a equipe do Criança Feliz  participar do III Seminário Estadual Agosto da Primeira Infância, com destaque para a Experiência Exitosa “Criança Feliz Apresenta: Semáforo do Cuidado”.

Foto: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo