Muita cor, respeito e alegria na 12ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e da Diversidade de Alagoinhas

26 de setembro de 2022, 19:27

Foto: Roberto Fonseca

Na tarde do último domingo (25), aconteceu a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e da Diversidade de Alagoinhas. Promovida pela Organização Homossexual Geral de Alagoinhas (OHGA), com o apoio Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), a Parada deixou as ruas do município mais coloridas e alegres, ao som de Nadja Meireles, Cida Pitaya, DJ Lótus e DJ Edinho.

“Existe um comprometimento da gestão municipal com essa pauta, que inclui a diversidade, por isso é importante que se inclua essa ação como política pública”, declarou a Secretária Iraci Gama, reforçando que a Secretaria de Assistência Social tem uma Diretoria exclusiva que cuida dos assuntos da comunidade LGBTQIAP+ e outros temas relacionados aos Direitos Humanos.

Foto: Roberto Fonseca

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo participa desse processo apoiando a Parada em si, porque é um evento social, mas, principalmente, um evento festivo, que envolve uma atividade artístico-cultural pelas ruas da cidade, que apoiamos desde 2017”.

Segundo a secretária Iraci Gama, a visibilidade promovida pelo evento influencia no respeito à Diversidade. “É como se o poder público dissesse: nós todos somos iguais e queremos que todos sejam respeitados! Portanto, o direito de um é o direito de todos perante a Constituição e precisamos de políticas públicas que correspondam aos interesses da comunidade como um todo”, concluiu.

Foto: Roberto Fonseca

Ao lado da namorada, a jovem Ária Nogueira declarou achar necessário “nos dar essa visibilidade porque o mundo está mudando. A gente sempre esteve aqui, mas agora nós colocamos a cara na rua para sermos respeitados. Se você reparar, nós somos iguais a qualquer um. A gente só quer viver em paz, livre, leve e amar quem a gente quiser amar!”.

Fotos: Roberto Fonseca