Museu a Céu Aberto do Cemitério da Praça da Saudade é entregue à população no Dia de Finados


3 de novembro de 2022, 20:07

Celebrado nesta quarta-feira (02), o Dia de Finados foi marcado por homenagens aos entes queridos em Alagoinhas. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) inaugurou a primeira parte do Museu a Céu Aberto do Cemitério Jardim da Saudade, com a identificação de Intendentes e Prefeitos ali sepultados.  


A inauguração ocorreu logo após a missa solene na Capela do Cemitério Jardim da Saudade que contou com à população alagoinhense e foi celebrada pelo Padre José Elzio. “A celebração de hoje nos trouxe ao momento em que nós não celebramos a morte, e sim celebramos a vida. Por isso a nossa celebração de hoje trouxe memórias de todos os fiéis de celebrar uma vida, a história de uma caminhada que desemborca em Deus. Para uns é um dia muito triste, mas outros é o sinônimo de alegria, de esperança, o caminho para a vitória”, explicou o celebrante.

Durante a ação foi realizado o ato simbólico de descerramento da placa em homenagem aos intendentes e ex-prefeitos enterrados cemitério. Em maio deste ano (2022), o Cemitério Jardim da Saudade –  patrimônio cultural, arquitetônico e histórico do município – completou 130 anos.  No ano passado (2021), na mesma data de Finados,  o Prefeito Joaquim Neto inaugurou o Projeto Cemitério Jardim da Saudade como Expressão de Cultura,  idealizado pela SECET para destacar a Arte Cemitério/Tumular – Patrimônios e seus símbolos.

“O trabalho de hoje é uma continuação desse projeto. Nós estamos homenageando todas as autoridades que já foram sepultadas nesse cemitério, mas é preciso fazer uma identificação. O cemitério não estava muito conservado, então a gente começou, desde o ano passado, a dar uma atenção maior, fazer levantamento de toda as peças, todas as sepulturas, para saber quem realmente são as pessoas que foram enterradas ali. Localizamos logo na entrada do cemitério, no lado direito, nove figuras que são importantes que foram intendentes e prefeitos. Então, hoje estamos fazendo homenagem e vamos continuar fazendo”, concluiu a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama.

Confira as imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.